BNews Agro

Presidente da Petrobras diz que subsidiária na Arábia Saudita seria para fertilizantes

Tomaz Silva / Agência Brasil
De acordo com Prates, o plano seria dar mais segurança ao agronegócio brasileiro  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva / Agência Brasil

Publicado em 03/12/2023, às 17h05   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, comentou a respeito de uma eventual criação de subsidiária da estatal na Arábia Saudita. Segundo ele, a fábrica teria como foco o mercado de fertilizantes. O plano seria dar mais segurança ao agronegócio brasileiro e não reduzir os investimentos na exploração de petróleo no Brasil.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 


Segundo Prates, a ideia em avaliação é estabelecer uma base na região com o intuito de facilitar o fornecimento de matéria-prima e compra de suprimentos, aumentando, assim, a oferta de fertilizantes a preços competitivos no Brasil. Prates explicou que esse desenho permitiria mais estabilidade no fornecimento, com uma parte importada e outra parte produzida no Brasil em sociedade com os sauditas.


“A ideia é tentar unificar os bons insumos que cada um tem. Por exemplo, nós temos potássio, eles têm componentes nitrogenados. Ambos têm gás, mas o nosso gás é mais caro que o deles. Então como a gente já importa deles, e de outros, a ideia é assegurar um fornecedor mais estável, através de uma sociedade com eles em alguma planta”, afirmou o gestor à CNN.


“E eles fazem investimento em uma planta nossa, nova ou uma que já exista. Um investimento cruzado: participa aqui e participa lá. Com isso, a gente forma um ambiente só, de contratação e de suprimento. É uma forma de também equalizar um pouco mais o valor do gás natural, porque você compensa o que aqui é mais caro com o que lá é mais barato”, acrescentou.


A declaração de Prates repercutiu negativamente no governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou desconhecer o plano. Ele disse que a cabeça de Jean Paul era muito “fértil”.


“Como a cabeça dele é muito fértil e ele pensa na velocidade de Fórmula 1, e eu funciono numa velocidade de Volkswagen, preciso aprender o que é isso que ele vai fazer. Se a Petrobras tem algum investimento para fazer aqui, eu não sei no quê”, pontuou Lula.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp