BNews Agro

Produção de soja na Bahia deve aumentar mesmo com ferrugem asiática

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mas o momento ainda é de preocupação por conta da presença de ferrugem asiática  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 01/02/2023, às 17h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo sendo a região com maior presença de soja, no oeste da Bahia a colheita ainda é lenta. Apenas os produtores que anteciparam a semeadura logo após o término do vazio sanitário, em outubro, começaram a retirar os grãos do solo. Mas o momento ainda é de preocupação por conta da presença de ferrugem asiática.

O alerta foi feito pelo Programa Fitossanitário da Soja e Milho da Bahia, estado que, nesta safra 2022/23, conta com 1,860 milhão de hectares dedicados à oleaginosa.

Uma análise feita Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), mostra que os primeiros esporos da doença foram identificados no dia 9 de janeiro.

Segundo reportagem do site Canal Rural, a doença foi identificada apenas na região do núcleo Roda Velha de Baixo, no município de São Desidério, distante 880 Km de Salvador. Lá a preocupação dos sojicultores está voltada para o manejo, já que o fungo é um dos mais agressivos a afetar a soja, podendo gerar perdas de até 90% nas lavouras.

De acordo a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, os focos encontrados foram iniciais e as lesões nas plantas ainda podem ser tratadas. “Depois que o produtor encontra a ferrugem na lavoura de soja, um dos manejos que ele pode adotar é diminuir o intervalo da sua aplicação de fungicida. Outra opção é posicionar um novo fungicida de maior eficiência em sua área”, aconselha o analista de campo da entidade Marcus Neves.

Produção de soja na Bahia

O cenário no oeste da Bahia é o mesmo encontrado por todo o país. A colheita está no início e segue lenta, com menos de 1% da área total colhida até o momento. Assim, o mês de março deve ser o momento de finalização desses trabalhos.

Conforme estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado deve produzir 7,5 milhões de toneladas de soja, com produtividade média apontada em 67 sacas por hectare, incremento de uma saca em relação à temporada passada. “Até o momento, essa previsão permanece, até porque a colheita está iniciando. No momento temos 0,9% da área total de soja colhida”, afirma o analista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp