BNews Agro

Projeto Melhor Mel estimula criação de abelhas e gera renda para seu entorno; saiba onde e como

Divulgação
Projeto Melhor Mel existe desde 2011 em duas cidades brasileiras  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/10/2023, às 12h54 - Atualizado às 12h58   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

A empresa Melhoramentos realiza desde 2011 o projeto Melhor Mel nas cidades de Camanducaia, na região de Monte Verde (MG) e Bragança Paulista (SP). O projeto permite que apicultores das regiões instalem seus apiários nas fazendas de eucalipto da marca, de onde se extrai a fibra de celulose de alto rendimento.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A iniciativa resolve uma questão de espaço – um desafio que os apicultores enfrentam para a criação de abelhas. Atualmente, o Melhor Mel conta com mais de uma centena de colmeias e cada uma delas produz em média 20 quilos de mel. A última safra (2022) alcançou mais de 3 mil quilos de mel produzidos.

As abelhas têm uma função primordial de preservação de matas nativas. São polinizadoras indispensáveis na preservação da biodiversidade e, também, contribuem diretamente na produção de alimentos.

Além disso, o projeto também tem uma vertente econômica, conferindo, por meio do empreendedorismo, renda aos apicultores participantes, o que ajuda a impulsionar a produção, além de favorecer o desenvolvimento econômico da região.

Este é o caso do apicultor José Aparecido Goulart, proprietário do Apiário Flores da Serra, localizado no distrito de Monte Verde. Segundo ele, participar do projeto permite que ele e sua família vivam da apicultura e dos subprodutos que comercializam a partir da produção de mel, como mel puro, mel composto e derivados, incluindo, própolis, xampus e sabonetes.

“Estamos sempre pensando em crescer e expandir nossos negócios. Nosso produto é de alta qualidade já que nossas abelhas produzem um mel 100% natural. Isso porque o mel provém de uma florada predominantemente silvestre, da Mata Atlântica. Extraímos, utilizamos e comercializamos os produtos com a matéria-prima fabricada pela própria natureza”, destaca Goulart.

 “Apoiar e estruturar projetos que têm como meta a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades de entorno é parte fundamental do nosso propósito. Para a empresa, nosso crescimento só faz sentido se for em benefício do meio ambiente e se nosso entorno crescer junto”, conclui Karin Neves, diretora Jurídica, de Sustentabilidade e Pessoas da Melhoramentos.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp