BNews Agro

Puxado por insumos, PIB do agronegócio cresce 8,4% em 2021

Embrapa/Divulgação
O PIB do agronegócio foi incentivado pelo aumento de 52,6% dos insumos  |   Bnews - Divulgação Embrapa/Divulgação

Publicado em 17/03/2022, às 07h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em 2021, o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio teve crescimento real de 8,36% em relação a 2020, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Já nas contas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da agropecuária caiu 0,2%.

Os números são diferentes, mas não são comparáveis. O IBGE considera apenas o volume conseguido pelos produtores no período. Já a Cepea e CNA englobam todo o agronegócio. Eles também levam em consideração todo o agronegócio, incluindo insumos, agroindústria e agrosserviço.

Leia mais

O PIB total do agronegócio foi incentivado pelo aumento de 52,6% dos insumos; de 17,5% do setor primário; 1,6% da agroindústria, e 2,6% de agrosserviços.

Devido aos preços recordes, o ramo agrícola teve uma variação positiva de 15,9%. Por causa da perda de margens no segmento agroindustrial, a pecuária, teve retração de 8,95% no período.

O destaque de 2020, foram os insumos, incentivados pelas atividades na agricultura e na pecuária. As altas neste segmento vieram de fertilizantes, defensivos agrícolas, máquinas e rações.

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp