BNews Agro

Retrospectiva 2023: Veja o que aconteceu no agronegócio durante o ano

Divulgação / Freepik
Confira os principais acontecimentos que afetaram o setor em 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 29/12/2023, às 05h30 - Atualizado às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

O setor do agronegócio teve destaque especial no ano de 2023. Agroindústria, capacitação, manejo integrado, sustentabilidade, exportação, acordos internacionais e tecnologia pautaram a escalada do agro nacional no cenário mundial.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O BNews preparou uma retrospectiva pontuando os principais fatos relativos ao segmento neste ano.

Mas antes, é necessário destacar que a agricultura e a pecuária alcançaram êxito ao longo desses 12 meses, com um cenário favorável e a pecuária, apesar dos eventos macroeconômicos e regionais que apresentaram entraves ao setor, a exemplo  das taxas de juro globais elevadas, da redução da demanda de exportação de alguns produtos, dos conflitos entre países, das mudanças climáticas, que impactaram a safra de 2024.

Veja, a seguir, os principais aspectos do agro em 2023.

2023 começou com preocupações advindas da confirmação de casos de gripe aviária na Argentina e no Uruguai, mas que não chegaram ao Brasil, que adotou medidas para combater a doença aqui no país.

O segundo mês do ano registrou elevação mundial nos preços dos insumos agrícolas, mas que, na contramão do panorama global, foi benéfico para o Brasil, que apresentou uma produção recorde no primeiro semestre, em função das condições climáticas favoráveis. Esse aspecto foi fundamental para o controle da inflação.

Outro fator a ser ressaltado é a ampliação da oferta de crédito privado para operações agrícolas, devido à crescente necessidade de capital para custeio e investimento.

Segundo o levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia (Imea), com a aprovação, na Câmara dos Deputados, da proposta de Reforma Tributária também em julho, baseada na PEC 45/2019,  o setor foi beneficiado com alíquotas zero para itens da cesta básica, além da isenção de IBS e CBS para produtores com receita anual abaixo de R$ 3,6 milhões.

Mas neste ano dois pontos devem ser sinalizados como fundamentais. O primeiro é que o Brasil se tornou líder mundial em exportação de soja, carne bovina, açúcar, carne de frango, café, celulose e suco de laranja.

O segundo é a participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28, que aconteceu entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro, que reuniu 197 países e mais de 200 líderes internacionais, aprovou, em seu texto final, um apoio explícito à transição energética dos combustíveis fósseis para fontes de energia mais limpas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp