BNews Agro

Rússia pede suspensão da exportação de fertilizantes e preocupa Brasil

Alan Santos/Presidência
Brasil importa 23% dos seus fertilizantes fosfatados e nitrogenados da Rússia, e 3%, de Belarus, país que também está sob sanções econômicas  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/Presidência

Publicado em 04/03/2022, às 14h41 - Atualizado às 14h52   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Rússia recomendou, em meio à guerra na Ucrânia, que os fabricantes de fertilizantes do país suspendam suas exportações. Segundo nota do Ministério da Indústria e Comércio russo, o motivo da decisão é a desorganização da cadeia logística.

"Falhas no embarque de fertilizantes podem afetar diretamente a segurança nacional de vários países e causar graves consequências na forma de escassez de alimentos para centenas de milhões de pessoas já no médio prazo", afirma o ministério.

Leia mais: Agronegócio brasileiro teme alta de fertilizantes para a próxima safra devido ao impacto da guerra da Ucrânia

"Recomendamos a suspensão temporária do embarque de fertilizantes russos para exportação até que os transportadores retomem o trabalho rítmico e forneçam garantias para a implementação de entregas", complementa, a nota.

A medida pode afetar diretamente o Brasil. O país importa 23% dos seus fertilizantes fosfatados e nitrogenados da Rússia, e 3%, de Belarus, país que também está sob sanções econômicas devido ao seu envolvimento na guerra da Ucrânia ao lado dos russos.

Segundo estimativa da Associação Nacional para a Difusão de Adubos, o Brasil tem estoques de fertilizantes para três meses.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp