BNews Agro

Secretário comemora no Twitter prisão de líderes de grupo invasor de terras

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os líderes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) foram presos no sábado  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 05/03/2023, às 12h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dois líderes do grupo invasor de terras autodenominado Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) foram detidos na tarde de sábado (4) na região do Pontal do Paranapanema, no sudoeste do estado de São Paulo. Eles foram identificados como José Rainha Júnior e Luciano de Lima.

As prisões foram comemoradas pelo titular da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Guilherme Derrite. Em uma publicação no Twitter, ele escreveu: “Parabenizo os policiais envolvidos nessa missão [...]”. O FNL diz que a operação que prendeu seus integrantes tem motivação política.

Em nota, a Polícia Civil de São Paulo afirma que as prisões dos líderes do grupo invasor de terras ocorreu como forma de garantir a “paz no campo” do estado. “[A ação] visa a apuração do ciclo de violência decorrentes de extorsões e dos disparos de arma de fogo, incluindo fuzil, o que colocou em risco número indeterminado de pessoas“, informou a corporação.

Invasão

Na semana passada, O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu três fazendas de cultivo de eucalipto da empresa de papel e celulose Suzano, nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas, no extremo sul da Bahia.  A Justiça estadual concedeu liminares determinando a reintegração imediata das áreas consideradas produtivas.

Em Jacobina, no norte do estado, um acampamento com cerca de 150 pessoas também do MST, montado dentro de uma fazenda no distrito de Itaitu, foi desarticulado na última sexta-feira (3) por um grupo de produtores e moradores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp