BNews Agro

Suco fraudado: Veja como é feita a fiscalização do Ministério da Agricultura

Pixabay
As bebidas costumam ter aditivos proibidos  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 29/08/2022, às 20h56 - Atualizado às 21h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Você sabe se já tomou um suco falsificado? O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem uma equipe de fiscais que atua no combate a produtos fraudados. Nos últimos dias a pasta fechou quatro fábricas de sucos adulterados em Santa Catarina e em São Paulo.

As bebidas costumam ter aditivos proibidos, que usam ingredientes que não têm origem na fruta que dá o sabor e até mesmo o uso de água. Segundo o Mapa, tudo isso, ao ser analisado pelos fiscais, pode gerar punições que vão de multas de mais de R$ 100 mil até a cassação do registro do estabelecimento ou produto.

Os fiscais normalmente descobrem as fraudes de duas formas: denúncias ou auditorias de rotina.

Todos os estabelecimentos da cadeia de sucos devem ser registrados no Ministério da Agricultura e passar por inspeção, para que haja um controle de todas as etapas da fabricação das bebidas produzidas no país, garantindo assim a saúde e a segurança do consumidor.

Segundo o g1, nas inspeções são coletadas amostras para análise, para verificar se são atendidos todos os parâmetros de qualidade e de identidade - que fazem o produto ser nomeado como suco.

São proibidos na produção de sucos: água; substâncias estranhas à fruta ou parte do vegetal de sua origem; aromatizantes e corantes artificiais; açúcares que não sejam permitidos para o tipo específico da fruta e ultrapassem 10% do peso da bebida.

Alguns aditivos são permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e devem ser notificados ao consumidor nos rótulos, podendo gerar punições ao fabricante caso contrário. Como exemplo desses casos, há os conservantes, que aumentam a vida útil do suco.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp