BNews Agro

Temendo concorrência brasileira, agricultores franceses promovem bloqueio nas ruas de Paris: Entenda

Reprodução/ Vídeo
Liderados por sindicatos, os agriccultores se opõem às importações isentas de tributos de carne bovina, aves e açúcar: "concorência desleal"  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo

Publicado em 19/11/2024, às 06h00   Cadastrada por Letícia Rastelly



Os agricultores franceses estão se mobilizando, nesta segunda-feira (18), pelas ruas da França contra a possibilidade de um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, com o apoio do governo. Liderados por sindicatos, os manifestantes se opõem às importações isentas de tributos de carne bovina, aves e açúcar, já que, segundo eles, isso gera concorrência desleal.

Esse acordo entre a União Europeia e o Mercosul foi inicialmente firmado em 2019, mas ainda enfrenta resistência de agricultores e de alguns governos europeus, como o da França. Os protestos se intensificaram com receios de que o acordo possa ser concluído durante a cúpula do G20, que está acontecendo no Rio de Janeiro, principalmente porque a França não tem poder de veto.

A probabilidade de aumento de importações assusta os produtores, que estão bloqueando uma rodovia a sudoeste de Paris, capital da França. Em seu argumento, eles afirmam que a América do Sul usa padrões ambientais menos rigorosos. A ministra da Agricultura francesa, Annie Genevard, e o presidente Emmanuel Macron já manifestaram objeções ao acordo, citando riscos de desmatamento e a necessidade de que os produtores sul-americanos respeitem os padrões da UE.

Por outro lado, há aqueles que defendem o acordo, acreditando que ele fortaleceria os laços econômicos entre a Europa e a América do Sul, ao eliminar tarifas sobre exportações europeias.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp