BNews Agro

Uma em cada quatro cooperativas do Brasil é do setor de agronegócios, aponta pesquisa

Divulgação / Freepik
Pesquisa aponta que cooperativas empregam 250 mil trabalhadores no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 02/02/2024, às 10h38 - Atualizado às 10h39


FacebookTwitterWhatsApp

Uma em cada quatro cooperativas no Brasil é do setor agropecuário. Segundo o anuário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o país conta com 1.185 cooperativas de agronegócios, o que representa 25% das 4.693 associações nacionais. Elas somam 1 milhão de cooperados e 250 mil trabalhadores. No mundo, de acordo com o anuário, o agronegócio responde por 32% das 300 maiores cooperativas. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O mapa mundial do cooperativismo, conforme informações da pesquisa da OCB, tem 3 milhões de associações e 1 bilhão de cooperados, o que corresponde a 12% dos habitantes do planeta, e 280 milhões de trabalhadores. Apenas as 300 maiores cooperativas somam faturamento de US$ 2,17 trilhões. O Brasil tem nove cooperativas entre as 300 maiores do mundo. 

O setor de agronegócios é o grande destaque do Brasil, com suas 1.185 associações, muito à frente do segundo colocado, o setor de transporte, com 886 cooperativas, de crédito, com 728, e de saúde, com 720. Também é o maior empregador dentro do cooperativismo, seus 250 mil trabalhadores representam quase o dobro dos 136 mil empregados nas cooperativas de saúde e duas vezes e meia os 99 mil funcionários das cooperativas de crédito. Em quarto lugar na lista de empregadores do cooperativismo está o setor de consumo, com 14,4 mil trabalhadores. 

“O cooperativismo é uma importante ferramenta para o agronegócio no Brasil, está presente em todas as regiões e contribui efetivamente para consolidar o país como um dos maiores produtores do planeta”, explica Bruno Dias, Gerente de Marketing e Inovação da Holambra Cooperativa Agroindustrial, uma das maiores e melhores do Brasil, de acordo com o ranking da Revista Exame.

A Holambra é referência regional na produção de grãos, integra o ranking das 10 maiores do Brasil, uma das maiores e melhores do Estado de São Paulo, com seus mais de 170 cooperados, que cultivam mais de 157 mil hectares de cereais (soja, milho, trigo, sorgo, cevada e feijão), algodão e frutas, temperadas e tropicais. 

No final do ano passado, a Holambra Cooperativa inaugurou em Itapetininga sua quinta loja de insumos, para fortalecer o desenvolvimento do agronegócio regional, garantir maior relacionamento e proximidade com produtores da cidade e da região, além de um atendimento personalizado.

“Nosso compromisso é com o desenvolvimento do agronegócio para continuar a impactar positivamente o setor no país. A grande adesão dos produtores e fornecedores mostra a importância dessa expansão para todo o público”, afirmou o Gerente Comercial da Loja Itapetininga, Eduardo Almeida, na inauguração. 

Itapetininga foi escolhida para abrigar a nova loja pelo potencial da região, alinhado à estratégia de crescimento da Holambra. A nova unidade, oferece comercialização de insumos (sementes, defensivos e fertilizantes) operações de barter, venda de rações, e outros insumos indispensáveis para atividade agrícola.

“A Holambra trabalha com as melhores marcas de insumos do mercado”, disse Almeida, o que reforça o compromisso da Cooperativa em oferecer tradição, confiança e segurança aos seus clientes.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp