BNews Agro

Cacau baiano concorre ao prêmio de melhor amêndoa do mundo; saiba detalhes

Divulgação / Seagri
Três brasileiros disputam o prêmio intitulado Oscar do chocolate, em Amsterdã  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Seagri
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 30/01/2024, às 09h30 - Atualizado às 09h42


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos três brasileiros que concorrem ao Oscar do chocolate (Cacao of Excellence), que ocorrerá em Amsterdã, no dia 8 de fevereiro, é o produtor baiano de cacau, Luciano Ramos. Ele mora na cidade de Ilhéus, referência internacional na cacauicultora.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os outros dois concorrentes nacionais são Miriam Aparecida Federrici e Robson Brogni, ambos do Pará.

De acordo com informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura – Seagri, Luciano tem grandes chances de vencer, pois sua amêndoa, classificada como varietal BN 34 (considerada uma boa variedade para a produção de chocolate), já foi reconhecida como a segunda melhor do Brasil, na 4ª edição do Concurso Nacional de Qualidade de Cacau, em 2022.

 “Esse prêmio lhe abriu as portas para a competição internacional. Ele é o único representante da Bahia, o estado que é sinônimo de cacau no Brasil”, disse a Seagri em nota oficial.

Segundo a Secretaria, o baiano cultiva o fruto na Fazenda São Sebastião, seguindo os padrões de excelência que fazem de Ilhéus um polo de produção de cacau de alta qualidade.

“Estou muito feliz em participar da competição Cacao of Excellence, pois é o reconhecimento de todo o meu trabalho e dedicação ao cacau. É uma honra representar a Bahia e Ilhéus, a cidade que me ensinou a amar o fruto de ouro. Espero trazer o título de melhor cacau do mundo para o Brasil, e mostrar ao mundo a qualidade e a paixão do nosso fruto”, destaca o cacauicultor.

Vale salientar que o concurso Cacau de Excelência é um prêmio internacional que reconhece os produtores de cacau de alta qualidade. Para participar, os produtores enviam suas amostras de amêndoas para serem avaliadas por um comitê técnico e um júri de especialistas em cacau e chocolate.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp