BNews Agro

Vaca mais valiosa do mundo conta com rotina de skincare, segurança 24h e muito mais; confira

Reprodução/Casa Branca e Agropecuária
Nome da vaca, 'Viatina-19 FIV Mara Móveis', vem em homenagem à mãe  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Casa Branca e Agropecuária

Publicado em 08/07/2023, às 17h26   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

A Viatina-19 FIV Mara Móveis, vaca mais valiosa do mundo, avaliada em quase R$ 21 milhões, conta com uma rotina de luxo, com óleos de girassol nas orelhas, quarto privativo, segurança 24 horas e banhos diários com xampu hipoalergênico. Por conta disso, por onde passar, arranca elogios e suspiros até dos que não entendem do assunto.

"É uma vaca muito bonita e feminina. A gente tem muito amor", conta Lorrany Martins Pereira de Morais, uma das criadoras do animal, na Agropecuária Napemo, em Minas Gerais. "Ela é encantadora. Conquista a gente todos os dias pela sua docilidade", acrescenta o médico veterinário da Viatina, Cleiton Acelves Borges.

A Viatina não conta somente com a beleza. O médico veterinário explica que ela é também um grande banco genético. "Ela é um banco genético único, com grande capacidade de produção de carnes nobres. O volume de carcaça dela é impressionante", destacou.

"Seu valor está em seus óvulos, conhecidos como oócitos pelo setor, que são coletados para procedimentos de fertilização in vitro (em laboratório) que geram embriões para serem implantados em outras vacas", explicou.

O nome 'Viatina-19 FIV Mara Móveis' vem em homenagem à mãe, Viatina 03 FIV Mara Móveis, e 19 é o ano em que ela nasceu. FIV é o método por onde foi feita, a fertilização in vitro. E Mara Móveis se refere a Nelore Mara Móveis, nome da empresa que fez a fertilização, que fica em Nova Iguaçu de Goiás.

Viatina-19 tem uma baia só para ela, onde passa as suas noites, faz as refeições e necessidades. O local conta com limpeza 24h.

"Sempre tem alguém para tirar as fezes e limpar a palha de onde ela fica", conta Lorrany.

Já o banho, todos os dias pela manhã, só pode ser com a utilização do xampu hipoalergênico "para não gerar irritação" e não alterar o PH da pele, conta o veterinário Borges.

O veterinário da Viatina-19 conta que os três principais aspectos que fazem a genética da vaca ser tão valiosa são a sua beleza, a grande capacidade de produção de carnes nobres e aprumos de qualidade, ou seja, membros resistentes e bem formados, sem nenhum defeito.

Para perpetuar a genética valiosa da Viatina-19, as empresas responsáveis pela vaca realizam 10 coletas de óvulos por ano, procedimento conhecido como "aspiração". Em cada sessão, é possível recolher 80 óvulos, que são levados para laboratórios para serem fertilizados in vitro com o sêmen de um touro.

Cada procedimento gera 10 prenhezes (gravidezes), o que dá 100 por ano, no total. "Nesse processo, existe aborto, morte prematura. A gente chega a ter uma perda de 20% a 25% [dos bezerros]", explica Borges.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp