BNews Folia

Decoração do Carnaval no Pelourinho homenageará as festas populares

Publicado em 30/01/2015, às 11h15   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O mais antigo centro histórico do Brasil, o Pelourinho, conhecido por manter a tradição dos antigos Carnavais durante os dias de folia, esse ano, vai ganhar decoração inspirada nas festas populares e nas celebrações tradicionais como Lavagem do Bonfim e Yemanjá. Com criação da artista plástica Telma Calheira, a decoração contará com cerca de 250 peças entre portais, peças de solo e peças aéreas, além de decoração nos largos e praças.
De acordo com a artista, a decoração foi elaborada procurando mostrar a alegria do povo baiano, relacionada diretamente à religiosidade e ao folclore popular através de personagens como mascarados, baianas, bumba meu boi, Yemanjá. "Além de preservar a lembrança dos costumes trazidos pela regionalidade, essa decoração vem para homenagear importantes manifestações que reúnem, em um mesmo ambiente, pessoas de todo o mundo", conta Telma Calheira.
A decoração do Pelô será inspirada em cinco festas populares: Yemanjá, Festa do Divino, Os Mascarados de Maragogipe, Bumba Meu Boi e Festa do Bonfim. A iniciativa faz parte da programação do Carnaval do Pelourinho, realizado pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (SecultBa). A montagem de toda a estrutura começa no dia 30 desse mês. Os foliões vão poder entrar totalmente no clima da festa através do colorido das peças que estão sendo produzidas na cidade de Ibirataia, a cerca de 400 km da capital baiana. A decoradora utiliza mão de obra local para dá vida a verdadeiros sonhos e numa infinidade de efeitos, cores e movimentos aos cenários que monta, emocionando assim, clientes, parceiros e públicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp