BNews Folia

Marcio Victor canta música racista em bloco As Muquiranas no Campo Grande, critica especialista

Roberto Viana / BNews
A crítica foi referente a um dos grandes sucessos da carreira do Psirico, a música "Escovadinha"  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana / BNews

Publicado em 24/02/2020, às 19h19   Yasmim Barreto



O cantor da banda Psirico, Márcio Victor, puxou o bloco As Muquiranas, nesta segunda-feira, no campo Grande. Na ocasião, o artista cantou a música 'Escovadinha', na qual a letra diz que uma mulher tem o cabelo "duro" e precisa de "alisante".

"Acredito que um artista que canta as massas e enaltece a negritude, a favela e, até mesmo, a mulher, Márcio Vitor deveria rever seu repertório e excluir músicas como "Escovadinha", que se prestam apenas a satirizar algo que, para nós, mulheres crespas, é sinônimo de liberdade, empoderamento e  exaltação de nossas raízes étnicas. Temos que ensinar mulheres a se amarem como elas são e não a se violentarem, negando a sua estética, que ferem mais do que a autoestima, mas, também, o corpo", criticou a ativista negra e professora de linguística da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amanda dos Reis.

Além disso,  O clima de carnaval com brincadeiras e fantasias não justifica a disseminação de músicas racistas. Reiterou a pesquisadora ao BNews.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp