BNews Folia

BNews Folia: 50 anos do Ilê Aiyê reúne folia e educação

Divulgação / Youtube
Ilê é muito mais que uma agremiação, é uma escola da cultura negra  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Youtube

FacebookTwitterWhatsApp

O Ilê Aiyê, segundo Antônio Carlos Vovô, presidente e  fundador da agremiação, começou coma intenção de ser um bloco e concorrer com os grandes nomes do carnaval.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

“Eu nunca pensei em trabalhar com a educação. Minha mãe que incentivou a fazer isso e aí surgiu a escola Irmã Hilda. A partir do momento em que começaram a surgir crianças lá no barracão, minha mãe sugeriu que ensinássemos as crianças a tocar tambor e, para isso, montamos a escola de bateria”, explicou Vovô em entrevista ao BNews.

O presidente do Ilê também realiza, através do bloco, um trabalho social mais amplo por meio da escola profissionalizante, que ensina as pessoas carentes do bairro da Liberdade a fazer os abadás, a confeccionar roupas.

De acordo com Vovô,  o Ilê Aiyê oferece cursos de informática, de eletricidade predial, de formação na área de gastronomia. “Realizar esse trabalho social no Brasil é muito difícil, pois aqui é diferente dos Estados Unidos. Lá fora existem pessoas voluntárias para educar, mas aqui não existe essa cultura de voluntariado; precisamos pagar os salários dos educadores”, esclarece.

No campo da educação a agremiação se preocupa com ainda  com a educação antirracista, com a conscientização da cultura negra. De acordo com Vovô, o Ilê e demais blocos carnavalescos municipais precisam de parceiros, pois não recebem nenhum apoio do governo ou do município durante o ano para manter esses projetos sociais.

 Ele também, durante a entrevista, pontuou a importância do concurso da Deusa do Ébano, explicando o quanto o evento mudou ao logos dos anos.

 “Hoje, para concorrer ao posto de Beleza Negra , vêm candidatas do Recôncavo, de todo o estado e até do exterior. O comportamento da juventude negra mudou muito. O concurso, além de gerar empregos, faz Salvador tremer . É, no primeiro dia do Carnaval que nós saímos do Curuzu, na Liberdade, e vamos até o Plano Inclinado, onde já tem uma estrutura carnavalesca montada. A data e esse desfile de abertura da folia já virou uma tradição”, arremata, Vovô.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp