BNews Folia

BNews Folia: Mais de 1 milhão de camisinhas serão distribuídas pela Sesab no Carnaval

Divulgação | Sesab
Sesab intensifica ações preventivas na folia e também realiza testes rápidas de ISTs  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Sesab
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 05/02/2024, às 16h58 - Atualizado às 17h10


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) iniciou a intensificação de ações preventivas visando o Carnaval de Salvador. Além de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, mais de 1 milhão de camisinhas foram distribuídas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Dois pontos de atendimento foram montados pela pasta no Circuito Dodô (Barra/Ondina). As unidades estão estrategicamente situadas nas avenidas Centenário e Milton Santos, a fim de atender o maior número possível de foliões.

Já em Porto Seguro, o posto instalado na Passarela do Descobrimento inicia os atendimentos na sexta-feira (9), a partir das 18h.

De acordo com a titular da Sesab, Roberta Santana, o foco é a prevenção e o cuidado com a saúde, "por isso estamos alertando a população a aproveitar a festa de forma responsável. A ação busca, assim, reduzir os índices de transmissão de ISTs e promover uma celebração saudável e consciente"

Além dos testes, serão distribuídos 1 milhão de preservativos masculinos e femininos, bem como material informativo sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nas unidades instaladas nos circuitos da capital baiana, em pontos turísticos e em locais com grande fluxo de pessoas.

Os postos de testagem estarão disponíveis durante todos os dias de Carnaval, com equipes para realizar os testes, fazer os encaminhamentos em caso de resultado positivo e fornecer informações sobre prevenção e cuidados com a saúde sexual.

Tratamento imediato

Os foliões que testarem positivo para sífilis terão à disposição o início do tratamento imediato, com a aplicação da penicilina benzatina (benzetacil), medicamento combate de forma eficaz a bactéria causadora da doença.

Quem reside em Salvador e tiver resultado positivo para HIV ou hepatites, já sairá do posto de testagem com uma consulta agendada nos serviços especializados e com garantia do início do tratamento.

Aqueles que residem em outras localidades serão orientados a procurar os serviços de atenção básica ou atenção especializada em seus respectivos municípios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp