BNews Folia

Secretária de Políticas para Mulheres fala sobre programa Respeite as Minas durante o carnaval

Bruno Guena/Bnews
Elisangela Araújo comenta sobre ações tomadas para um carnaval mais seguro para as mulheres  |   Bnews - Divulgação Bruno Guena/Bnews
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 20/02/2023, às 17h20


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária de políticas para as mulheres, Elisangela Araújo, falou, na tarde desta segunda (20), sobre a importância do projeto "Respeita as Minas” e o trabalho que vem sendo feito no carnaval.  A entrevista foi dada em um dos postos móveis localizados na Praça Municipal, Pelourinho.

Em entrevista para o Bnews, a secretária falou sobre o objetivo do programa “Respeita as Minas”.

“O grande objetivo é que a gente consiga prevenir de acontecer violência e abusos no carnaval, violência de gênero. É também uma política do Governo do Estado, no carnaval desse ano, que a gente faça esse trabalho de prevenção, de sensibilização, de esclarecimento, acima de tudo, de quais são as formas de violência  que uma pessoa pode sofrer numa festa como esta”, comenta Elisangela.

A secretária falou da dedicação em fazer um trabalho de sensibilização, para acolhimento das pessoas, e quais são as expectativas dela para o Carnaval de 2023.

"Nós estamos aqui para acolher, e mostrar que é possível fazer uma festa como essa sem sofrer violência. Se todos se respeitam, a gente faz uma festa na cultura da paz”, informou a secretária.

Elisangela também falou das ações específicas tomadas para garantir um carnaval mais seguro para as mulheres.

“Nossa principal ação, é a da sensibilização da entrega do material, que está em inglês também, para que os turistas entendam o que o estamos fazendo, o que o Estado está dizendo, o que a gente está oferecendo de acolhimento e de esclarecimento para as pessoas. Nosso papel  é esclarecer, é acolher, é, também, quando as pessoas forem vítimas, ela saber como fazer e o acolhimento de toda a nossa rede”, informou Elisangela, ressaltando a importância da parceria com organizações governamentais para o combate à violência contra as mulheres neste carnaval.

A secretária falou sobre o resgate das políticas para as mulheres no Ministério das Mulheres criado pelo presidente Lula.

“Com o Ministério das Mulheres, que nosso presidente Lula resgatou, as políticas para as mulheres de nível nacional, o número do canal 180, foi restaurado para este  carnaval. Você não só liga para o 180 para saber como denunciar se você foi vítima de violência. Está lá um canal de atendimento sobre as formas de abuso que acontecem no carnaval. Então, nós estamos tendo todo esse suporte da política nacional, que uniu o Estado e Governo Federal, e a gente tá conseguindo fazer um trabalho que consideramos ter surtido efeito”, comentou Elisangela.

A secretaria ainda compartilhou sobre o trabalho do SPM no interior do Estado durante o carnaval.

“Nossa equipe está pela Bahia, juntamente com toda essa rede de parcerias, nos municípios com as prefeitura, com o centro de atendimento às mulheres, fazendo essa campanha de sensibilização e também ajudando e acolhendo as pessoas, para que a gente tenha um carnaval de muita paz de muita alegria”, declarou.

Elisangela Araujo falou sobre o balanço e a importância das redes sociais na  divulgação do programa "Respeita as Minas”.

“Nós estamos aqui fazendo um balanço bastante positivo, nossas equipes conseguiram chegar em diversos lugares. As redes sociais foram excelentes, funcionou bem na informação. Fizemos um trabalho no trio da Sarajane, foi muito importante e repercutiu muito bem. Eu acho que as redes sociais é o nosso grande canal, é o nosso espaço de interlocução e de diálogo com a sociedade”, concluiu Elisangela.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp