BNews Folia

Sem solução da Semop, ambulantes dormem em filas para tentar trabalhar no Carnaval

Joilson César /BNews
Os ambulantes estão passando por situações precárias para conseguir trabalhar no carnaval  |   Bnews - Divulgação Joilson César /BNews

Publicado em 08/02/2023, às 11h00 - Atualizado às 12h32   Yasmim Barreto



Dois anos sem carnaval em razão da Covid-19 não foram suficientes para sanar alguns problemas que se repetem ano após ano, como o licenciamento digital realizado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em Salvador. A prova disso é a dona Valdete Barbosa dos Santos, 65 anos, que está há dois dias dormindo em frente a sede do órgão, sem tomar banho e utilizando banheiros públicos para suas necessidades básicas, na tentativa de conseguir comprar a licença para trabalhar no carnaval de 2023.

"Eu vendo há 30 anos e nunca consegui pela internet. Estou aqui há dois dias dormindo aqui e minha filha traz comida, sem tomar banho, nada, até para ir no banheiro a gente passa por um sufoco, eles deixaram aqui uns dias, depois pararam, aí o rapaz do posto de gasolina começou a deixar, mas aí pararam, aí o rapaz de lá da frente que deixa a gente ir agora, vai se virando como pode", disse a vendedora ambulante.

Mas ela não é a única. Nesta quarta-feira (8) - primeiro dia de credenciamento de ambulantes para a festa momesca -, uma multidão se reúne no entorno da Semop para conseguir a licença presencialmente, assim como Jamile Santos Silva, 32 anos, que trabalha há 7 anos como vendedora ambulante e afirma que todos os credenciamentos que conseguiu foi de forma presencial.

"Todo ano é isso aí, eles enrolam o povo. Na internet realmente abre o site, quando dá 5 minutos, 3 minutos, trava, aí o pessoal corre tudo pra aqui e eles acabam dando esperança pra todo mundo, porque quando corre pra aqui consegue", ressaltou Jamile.

Para a vendedora ambulante, o problema gira em torno das barreiras da inclusão digital, já que poucas pessoas que precisam fazer o credenciamento não têm acesso ou não conseguem finalizar o cadastro devido ao congestionamento no site. "Eu mesma tenho 32 anos e não sei mexer, até pedi para minha vizinha, mas ela também não conseguiu. Imagine o povo que tem idade mais avançada, os idosos, aí que não conseguem mesmo", completou.

À reportagem, as vendedoras disseram que desde o Bonfim, os funcionários da Semop informam que o credenciamento só é feito on-line, mas com a insistência, acabam conseguindo. Porém, até conseguirem o documento que precisam para trabalhar na maior festa de rua do mundo, os vendedores precisam enfrentar situações precárias e arriscadas.

O que diz a Semop?

O BNews procurou a Semop, que informou que, devido ao elevado número de acessos simultâneos ao Sistema de Cadastramento de Ambulantes (SCA) na manhã desta quarta-feira (8), o serviço acabou temporariamente suspenso.

O cadastramento no SCA para o Carnaval 2023 será reaberto às 14h desta quarta-feira, por meio do mesmo site, o www.sca.salvador.ba.gov.br. A Semit lamenta o ocorrido e diz que a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) está trabalhando para que o problema seja mitigado o mais brevemente possível.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp