BNews Folia

Titular da Semop explica interdição de passarela dos ambulantes na Barra e detalha andamento da montagem

BNews
Alexandre Tinoco, titular da Semop, garantiu que a interdição foi parcial, mas que não compromete a obra  |   Bnews - Divulgação BNews
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 02/02/2024, às 09h50


FacebookTwitterWhatsApp

A montagem de uma passarela para ambulantes, que vão trabalhar na Barra durante o Carnaval, tem gerado grande discussão e acabou sendo interditada, nesta quinta-feira (1º). Uma equipe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego que esteve no local flagrou descumprimentos das normas de segurança dos trabalhadores que atuavam na obra em altura de até 4,5 metros.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Em entrevista ao apresentador José Eduardo, no Jornal Bahia no Ar, da rádio Metrópole FM, o titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinoco, explicou que trata-se de uma interdição parcial e não de toda montagem da estrutura.

"Começamos a montar tem 15 dias, pouco mais de 15 dias, já passou por vistorias do Corpo de Bombeiros, do Crea, nós acompanhamos as vistorias, provocadas pelo Ministério Público, e agora, o Ministério Público do Trabalho interditou de forma parcial a obra, apenas naqueles pontos que o montador, o trabalhador, precisa de EPI específico, e a montagen foi suspensa".

No entanto, o secretário garante a continuidade da montagem e que as exigências do MPT serão atendidas. "A empresa que está montando, monta diversas estruturas do Carnaval, é semelhante a um camarote. Foi feito o projeto, submetido a todos os órgãos e passará pela fiscalização, pela vistoria final para ter ser alvará liberado. A gente está tranquilo enquanto a isso, a empresa já está entrando com a defesa dessa interdição e o Ministério Público do Trabalho fará uma nova vistoria para verificar e a obra dará andamento", afirmou.

Questionado sobre o funcionamento do equipamento, Tinoco detalhou como será a organização nos dias da folia e garantiu total segurança. "A plataforma depois de montada, inspecionada e com seu alvará liberado é como se fosse uma extensão da própria calçada da Barra. Vai ter toda segurança, vai ter o 'guarda-corpo', que inclusive é maior, é mais alto que a própria balaustrada, terá o acesso controlado, teremos uma equipe reforçada de monitoramento, teremos a Guarda Civil tomando conta. Então, o ambulante, uma vez instalado lá em cima, o equipamento que ele terá são os equipamentos fornecidos pela patrocinadora do Carnaval, como sombreiro, colete e isopores".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp