Olimpíadas

Finalista no Rio 2016, remador baiano diz que quer medalha nos jogos de Tóquio: "Me preparei, me esforcei e me acho merecedor"

Reprodução/YouTube/ Portal Metro1 - Rádio Metropole
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio se iniciam na próxima quarta-feira (24)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube/ Portal Metro1 - Rádio Metropole

Publicado em 20/08/2021, às 10h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O remador paraolímpico baiano Renê Pereira disse nesta sexta-feira (20) que participa dos Jogos Paralímpicos Tóquio ,que se iniciam na próxima quarta-feira (24) com o objetivo de, desta vez, trazer uma medalha olímpica para casa. 

Pentacampeão brasileiro, tricampeão sul-americano e 5º lugar no ranking mundial de remo, Pereira foi finalista nos Jogos do Rio 2016. 

"Só de estar naquele evento já me dava por vitorioso. Desta vez, confesso que é um pouco diferente. Me preparei, me esforcei e me acho merecedor", disse em entrevista ao  Jornal da Bahia no Ar, da rádio Metrópole, desta manhã.

Ele acrescentou que fez o que estava ao seu alcance e que agora pretende manter o equilíbrio emocional e contar com o auxílio das condições climáticas durante a competição. 

As provas de remo acontecem nos próximos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto, em horários que ainda não estão completamente definidos. Pereira chegou à vila olímpica nesta sexta.

Tragetória

Pereira mora em Salvador mas nasceu em Itapetinga. Veio para capital baiana com 14 anos, na época, com a intenção de cursar medicina. Depois de formado pela Escola Bahiana de medicina em 2004, o atleta teve um quadro de dorsalgia aguda que posteriormente foi diagnosticada com abscesso epidural.

A condição compromete o movimento de seus membros inferiores . Em 2006, após um período de reabilitação, o hoje remador decidiu começar a nadar, o que lhe rendeu um convite para participar de um campeonato norte-nordeste.

"Quando lá estive, descobri esse mundo paraolímpico, altamente competitivo. |foi um encantamento à primeira vista de saber que havia vida esportiva pós-lesão " 

Em 2012, ele descobriu que o remo poderia ser mais propício para seu biotipo. Pereira acrescenta que a transação foi natural. Em 2014, ele de fato começou a treinar em um simulador de remo e participou de sua primeira competição na modalidade.

Pereira acabou na terceira colocação à época. Em 2015, treinando diariamente, ele conseguiu registrar os melhores tempos do país, o que foi sua porta de entrada para um campo de treinamento na Itália - onde permaneceu por 40 dias.

"De lá para cá venho me mantendo na posição. Neste mesmo ano, consegui conquistar a vaga para o País, de forma inédita para o Rio 2016. Quando falo inédito, falo em um evento classificatório. As classificações anteriores haviam acontecido na repescagem", explicou.

Nos jogos, ele foi finalista, ficando entre os seis  melhores - hall no qual vem se mantendo desde então. "Já teve copa do mundo em que consegui ser medalha de prata", destacou. Pereira se preparou para os jogos de 2022 em São Paulo.

Notícia Relacionda

Japão amplia estado de emergência a poucos dias dos Jogos Paraolímpicos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp