BNews Pet

Saiba como identificar quando cães e gatos estão com febre e medir a temperatura dos pets

Shutterstock
Bnews - Divulgação Shutterstock

Publicado em 15/04/2021, às 10h08   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Ao contrário de nós humanos, nossos amigos pet não conseguem falar quando estão doentes. Mas, alguns comportamentos dos cães e gatos dão pista que o pet não está bem. A febre, por exemplo, além de indicar algo fora do comum é extremamente prejudicial para a vida do animal.

Em entrevista ao BNews, a médica-veterinária Flávia Sampaio explica o corpo dos cães e gatos é normalmente mais quentinho do que o nosso, a temperatura normal varia entre 37,5 a 39,5ºC. Além disso, segundo a especialista, o pet pode dar indícios de estar febril, como apatia, fraqueza, falta de apetite, prostração e às vezes nervosismo e tremores. 

“Você também pode tocar na região inguinal e face interna da orelha, onde tem menos pelos para sentir se a temperatura está mais alta e no focinho para sentir se ele está quente e ressecado”, detalha.

A veterinária também explica como é possível medir a temperatura do animal. “Para verificar se ele está com febre o ideal é aferir a temperatura retal com um termômetro, basta colocar a pontinha do aparelho no ânus do animal de forma delicada (vale lubrificar) e aguardar apitar ou estabilizar”, diz.

Leia também
Remédios de humanos podem deixar cães e gatos gravemente intoxicados
Saiba como prestar os primeiros socorros em casos de acidentes e situações inesperadas com o pet

A febre é um mecanismo de defesa do organismo dos animais para avisar que há algo errado. Pode ser desencadeada por múltiplos problemas, podendo ser desde viroses leves até doenças fatais, desta forma, não deve ser ignorada. 

Ah, não é recomendado que medicamentos fabricados para humanos sejam administrados em pets sem prescrição profissional. Por isso, o ideal é lavá-lo a um veterinário caso ultrapasse 39,5 ºC. Até a chegada de um profissional, a veterinária recomenda dar água gelada para o animal beber e deixar a temperatura do ambiente fria.

Serviço
Flávia Sampaio CRMV-BA:3807
@flaviasampaio.vet
@_alphavet

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp