BNews Pet

Monge chinês já resgatou 8 mil cachorros da rua em Xangai

Ilustrativa/ Matheus Oliveira / Agência Brasília
Bnews - Divulgação Ilustrativa/ Matheus Oliveira / Agência Brasília

Publicado em 23/06/2021, às 09h25   Redação BNews



Amante dos animais, o monge Zhi Xiang (se pronuncia Djeu Siang), 51 anos, usa o budismo a serviço do melhor amigo do homem. Ele cuida de quase 8.000 cães em seu templo e em um abrigo dos subúrbios da maior cidade da China, Xangai, onde a mudança do estilo de vida trouxe consigo o abandono dos animais. 

Duas vezes por semana, ele vai ao canil onde a polícia amontoa os cachorros de rua e já resgatou 100 animais.Sem a intervenção do monge, os animais do canil seriam sacrificados. As informações são da APF.

"Tenho que resgatá-los porque, se não fizer isso, tenho certeza que morrerão", explica ele. O budismo orienta aos fiéis a ajudarem as criaturas que precisam. Obedecendo à regra, Zhi Xiang pega animais de rua,  incluindo gatos também, desde 1994.

Leia também
Tratar cão e gato como bebê ou criança é prejudicial para saúde dos pets
Fotógrafa eterniza momentos especiais entre tutor e pets em Salvador
Entenda o significado do laço amarelo amarrado na coleira de um cachorro
Moradora da Barra leva papagaio de estimação para passear todos os dias

"Não é culpa das pessoas que não gostam de cachorros, nem do Estado: é culpa dos chamados 'amigos dos animais' que não sabem cuidar deles", lamenta o monge.

Em seu templo de Bao'en, Zhi Xiang cuida de centenas de cachorros, gatos, galinhas, gansos e pavões, sob os olhos dourados de budas e em meio a um cheiro de incenso que se mistura com o dos animais.

Para financiar a compra de 60 toneladas de ração para cachorros todo mês, ele gasta mais de 12 milhões de yuanes (260.000 euros, 310.000 dólares) por ano. "O problema é que não posso mais pedir emprestado", admite.

Desde 2019, o monge conseguiu enviar cerca de 300 cães para abrigos em outros países, da Europa ou da América do Norte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp