BNews Pet

Castramóvel chega ao bairro de Paripe na próxima segunda e segue até 3 de setembro

Jefferson Peixoto/Secom
Os profissionais devem realizar, em média, 20 procedimentos diários de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h  |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom

Publicado em 29/06/2021, às 20h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, chega à Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas, em Paripe, na próxima segunda-feira (5) e deve permanecer no local até o dia 3 de setembro. Os profissionais devem realizar, em média, 20 procedimentos diários de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

O dono do animal deve agendar previamente o serviço através do e-mail [email protected] enviando o RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do pet atualizada. Também é possível agendar a castração presencialmente em postos de saúde da rede municipal. 

No dia agendado, o animal passa por triagem e, se constatado que ele está saudável, a castração é feita em seguida. A recomendação é que compareçam apenas o tutor e o animal no local da castração para evitar aglomeração. Entre janeiro e maio deste ano, quatro mil animais já foram castrados gratuitamente por meio da rede municipal.

"A vinda do Castramóvel é uma ação muito importante, porque promove uma descentralização do serviço, trazendo-o para mais perto do morador da região do Subúrbio e Ilhas. Com isso, as pessoas não precisam se preocupar com o deslocamento para outros bairros para castrar o seu cão e gato. A prefeitura-bairro do Subúrbio, inclusive, é a que registra o maior número de atendimentos em Salvador", afirma Marco Aurélio Guimarães, subprefeito da unidade Subúrbio/Ilhas.

A vacinação antirrábica, que protege o animal contra a raiva, é um pré-requisito para a castração do pet. Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, também promoveu a vacinação antirrábica no estacionamento da unidade na segunda-feira (28) e nesta terça-feira (29), imunizando 20 animais.

Quem ainda não imunizou seu cão e gato contra a raiva pode se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paripe, à Unidade de Saúde da Família (USF) Bate Coração e a USF Sérgio Arouca, todas no Subúrbio. A vacinação antirrábica também ocorre em diversos postos de saúde distribuídos em todos os distritos sanitários, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para saber onde está o posto mais próximo, tanto para vacinar contra a raiva como para agendar a castração, o tutor pode entrar em contato com o Fala Salvador 156 ou com CCZ, no número (71) 3611-7331.

De janeiro a maio deste ano, o CCZ protegeu da raiva quase 13 mil cães e 10 mil gatos na capital baiana. Quando vacinado a primeira vez, o animal precisa tomar uma dose de reforço após 30 dias. Depois disso, a imunização deve ser feita uma vez por ano. 

"A vacina antirrábica é a principal forma de se prevenir da doença. A raiva é uma doença causada por um vírus que é 100% letal, não há cura para os animais. Essa letalidade faz com essa seja uma das doenças mais graves que existem, e a vacinação é a principal forma de prevenir, ou seja, o animal vacinado está protegido. Além disso, a raiva é uma zoonose (transmissível para seres humanos), portanto, o animal vacinado protege também toda a família e população", afirma o médico veterinário e subcoordenador de apoio diagnóstico do CCZ, Aroldo Carneiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp