BNews Pet

Esfriou!! Cãolunista ensina aos tutores o que fazer para proteger os pets do frio

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 02/07/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Vou falar uma coisa muito séria pra vocês, humanos: ESFRIOU!! E, aqui em Salvador, ai de quem diga que não faz frio. Faz frio, sim. Faz muito frio e minha humana já adotou até as calças de moletom para dormir (e duas meias). E, apesar de eu ser um cão da fronteira anglo-escocesa na Grã-Bretanha, onde faz muito frio, eu me tremo todo quando a temperatura fica mais baixa.

Já parou para imaginar o que é Salvador com sensação de 16ºC? Não? Pois, eu vou te explicar. É um terror!! Aqui não faz frio de bater queixo, mas esfria. E, não só isso. Aqui chove, daquelas chuvas que baiano diz: ‘tá caindo o cacau’. Isso me atrapalha e eu fico revoltado, porque acordo feliz para passear e...a chuva molha todos os meus pelos hidratados.

Já cobrei até capa de chuva a meus humanos, mas sinto que sou enrolado (tipo na história da papete, que eu espero há quase 2 anos para ganhar). Além da chuva, tem a questão do friozinho. Então, eu vou ensinar a vocês, humanos, como proteger o seu pet do frio, já que estamos no inverno - e as dicas valem para todas as regiões do país, tá?!

Assim como os gatos, nós, cachorros, possuímos sangue quente, então, quando a temperatura externa do nosso corpo diminui, sentimos frio, já que não conseguimos nos adaptar sozinhos ao clima. Claro que algumas raças conseguem ter maior resistência ao frio, como o meu amigo Gudan (que é um Husky Siberiano). Mas, mesmo assim, é necessário que os tutores fiquem atentos às mudanças climáticas.

A dica inicial que vou passar é: quanto mais pelos tiver o pet, maior será a capacidade dele de se proteger contra o frio. E a mesma lógica vale para situações de calor, ok?! Então, antes de ter um novo amigo peludo, é importante que você observe as características climáticas do local onde ele vai morar.

Como identificar se o pet está com frio?
Minha avó que mora lá em Portugal (naquele lugar loooonge e que tem uns pastéis doces que Oreo ama) sempre dizia (inventava, né?) que minha tia Gigi (a finada Schnauzer da família) sentia muito frio. E aí, era um negócio de vestir Gigi de suéter, cobrir com edredom, colocar enrolada em moletons e sei lá mais o quê. (Vejam a saudosa Gigi toda estilosa).

A veterinária Luciana Araújo explicou para o Cãolunista que, para identificar se os cachorros estão com frio, basta prestar atenção em algumas ações do animal: se ele está encolhido em um canto da casa e não tem esse hábito, é provável que ele esteja precisando de um lugar quentinho; tremores também são características comuns em cães não aquecidos. Esses casos são mais frequentes em ambientes externos e, quando isso acontecer, os passeios devem ser feitos em locais fechados ou com menor duração, se o animal for à rua.

E como aquecer meu cachorro?
Muita gente desconhece como aquecer um cachorro com frio e, às vezes, acabam fazendo pouco ou até muito, a ponto de deixar o animal com calor. Então, se liguem aqui nas dicas, porque nos manter quentinhos é bem fácil.

A primeira coisa é nos manter dentro de casa. Nada de sair e deixar seu pet na varanda ou no jardim. Se quer ter o cachorro e não deixar ele entrar em casa, melhor não tê-lo. Ah, e cães não são seguranças. Está inseguro à noite? Contrate um segurança ou coloque alarmes na casa. Com o animal em casa, ele vai ficar longe de correntes de ar, chuva e outros fenômenos climáticos que podem causar até problemas de saúde.

Se não tiver a chance de o pet ficar dentro de casa, é necessário que você, humano, dê a ele uma casa vedada, quentinha, confortável, em um local mais isolado, de preferência coberto, onde os fenômenos climáticos não possam chegar. Por isso, uma dica é colocar as casinhas viradas para paredes ou muros, para evitar que as correntes gelaaadaaaas entrem.

A veterinária Luciana Araújo também ressaltou que, além desse cuidado, você também pode colocar dentro da casinha alguns cobertores, paninhos e edredons, que ajudam o cão a se esquentar. A roupinha também será sua aliada, principalmente quando feitas de lã, algodão ou soft, pois ajudam a manter a temperatura corporal dos pets, sem tirar deles o conforto.

Outros cuidados no inverno
Eu sigo muitos cachorros no Instagram e observo que alguns deles tomam banho todo final de semana. Mas, atenção!! No inverno, essas práticas precisam mudar, ok?! Os intervalos entre os banhos precisam ser maiores, para não correr o risco de seu amigo peludo desenvolver doenças de pele ou infecções. Minha avó (a de Portugal) teve um cachorro que mofou. Sim, gente, ele mofou, porque dormia debaixo da pia da cozinha, coitado!

‘Ah, mas meu cachorro brinca muito em poças de lama, se suja e eu não posso deixá-lo assim, imundo’. Tudo bem, humano. Não se desespere!! Quando for necessário, os banhos podem ser feitos com água morna ou quente, para evitar resfriados, gripe e até mesmo pneumonia. Outra dica é usar um secador próprio para pets - que vocês podem encontrar na Internet mesmo, em sites especializados.

Doenças sazonais
Falar de cuidados com o pet no inverno sem falar de doenças não pode. Eu preciso trazer esse papo sério aqui. Vocês lembram quando eu falei sobre a importância da vacina da gripe? Então, se puder, vacine anualmente seu amigo de quatro patas. A veterinária Luciana afirmou que a gripe costuma ser a porta de entrada da cinomose.

Se você perceber que seu cão está com coriza, secreção (no focinho e nos olhos), prostração, caminhar lento, longos períodos dormindo, rejeição à comida e espirros, procure a ajuda de um veterinário. Nos animais adultos, a traqueobronquite infecciosa (gripe canina) é altamente contagiosa, podendo ser transmitida por meio de recipientes de alimentação e bebedouros.

Se exposto ao frio de maneira inadequada, os cachorros podem dar início a um quadro de tosse seca e febre, que deve ser tratado com antibiótico. Já nos gatos (uma dica para meu amigo Pipoca), a gripe felina tem prevenção vacinal, mas, quando infectado, o animal pode ter problemas respiratórios, como a rinotraqueíte e calicivirose felina.

Outra dica importantíssima é que, por causa do frio, muitos animais reduzem a procura por líquidos. Então, humano, fique de olho em seu cachorro e observe se ele está esvaziando a vasilha da água, ok?! De preferência, ofereça a ele mais de uma vasilha, em locais onde ele costuma ficar em casa. Aqui, Oreo tem algumas espalhadas por vários cantos!!

Pegou as dicas, humano?? Anotou tudo? Não quero voltar a falar sobre esse assunto por aqui, hein?! Cuide bem de seu pet, dê a ele toda a proteção que ele também te dá, e todo o amor que puder. Se você sente frio, lembre-se que nós, cachorros, somos tão ou mais sensíveis e precisamos de atenção e cuidado. Por hoje é só...fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp