BNews Pet

Animais de estimação estão contraindo covid-19 de humanos, indica estudo

Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Bnews - Divulgação Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Publicado em 06/07/2021, às 07h54   Redação BNews



Um estudo holandês apontou que pets estão cada vez mais sendo contaminados pelos seus tutores. Segundo o doutor Els Broens, da Universidade de Utrecht, cerca de um em cada cinco animais de estimação contrai a doença de seus donos. Mas, de acordo com o especialista, "felizmente, os animais não ficam muito doentes com isso". As informações são da Reuters.

No estudo de Broens, apresentado esta semana em um artigo no Congresso Europeu de Microbiologia e Doenças Infecciosas, 156 cães e 154 gatos de 196 famílias foram testados em casas onde se sabia que os humanos estavam infectados pelo coronavírus.

Leia também
Pandemia exige cuidados com animais domésticos para evitar contaminação de pets
Tratar cão e gato como bebê ou criança é prejudicial para saúde dos pets

Cerca de 17% dos animais, 31 gatos e 23 cães, apresentavam anticorpos para Covid-19, sugerindo que haviam sido infectados. Além disso, seis gatos e sete cães, ou 4,2% dos animais, tiveram uma infecção ativa, conforme demonstrado por um teste de PCR. De acordo com Broens, testes posteriores mostraram que esses animais se recuperaram rapidamente e não passaram para outros animais de estimação na mesma casa. 

Para o doutor, o carinho que os donos têm por seus cães e gatos pode ter um papel importante nas altas taxas de infecção dos animais de estimação. “Muitos donos de animais de estimação estão em contato muito próximo, como se dormissem com seus animais em sua cama, então você pode imaginar que existe um contato próximo, para que a transmissão possa ocorrer”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp