BNews Pet

Não sabe se seu pet está muito magro ou com sobrepeso? Veja a condição corporal ideal do cachorro

Pixabay
Alexandre Rossi publicou nas redes sociais um guia básico para que você saiba identificar se o animal está ou não na condição corporal ideal  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 20/07/2021, às 18h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Assim como os seres humanos, os cachorros podem ficar com sobrepeso ou muito magros. A obesidade e o emagrecimento animal podem ser causados por uma alimentação inadequada. A gordura em excesso também é ocasionada pela falta de exercício físico. O pet muito magro, por sua vez, pode ser indício de enfermidades causadas por parasitas e estresse, entre outras. Nos dois casos, você precisa saber identificar o problema para procurar o tratamento correto. 

Para ajudar o seu amigo peludo, o médico veterinário e apresentador de programas de TV Alexandre Rossi publicou nas redes sociais um guia básico para que você saiba identificar se o animal está ou não na condição corporal ideal. 

Você pode identificar se o seu cachorro está muito magro, segundo Rossi, quando os ossos do corpo do pet ficam visíveis ou facilmente palpáveis. Já o animal acima do peso estará com as costelas palpáveis, com uma leve dificuldade, o que sinaliza um pequeno excesso de gordura. Além disso, a cintura do cão estará visível ao olhar por cima, mas pouco definida. 

O cachorro com sobrepeso estará com as costelas palpáveis, mas com bastante dificuldade, o que sinaliza uma camada grossa de gordura. Também por aparecer uma dobras na região lombar e rabo. Além disso, ao olhar por cima, o tutor não conseguirá ver a cintura do pet com sobrepeso. 

Por fim, o cachorro com o peso ideal terá as costelas facilmente palpáveis, sem esforço e sem camada excessiva de gordura. A cintura dele é visível e definida ao olhar o cão por cima. 

O médico ressalta que, caso você perceba que seu pet está abaixo ou acima do peso, é necessário conversar com o médico veterinário para ajustar a alimentação, rotina de atividades, entre outros.  

Veja a publicação:

Leia também: 

Saiba como montar um kit de primeiros socorros para seu pet

Emergência com seu pet? Conheça hospitais veterinários 24 horas em Salvador e Lauro de Freitas

Aplicativo promete auxiliar tutores de pets com diabete

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp