BNews Pet

Ex-militar britânico consegue retirar quase 170 cães e gatos de Cabul, mas equipe de sua ONG fica para trás

Reprodução/Arquivo Pessoal
O Reino Unido encerrou suas operações no Afeganistão no sábado (28). O prazo final para retirada das forças estrangeiras no país se encerra nesta terça-feira (31).  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 31/08/2021, às 08h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um ex-militar britânico que teve a entrada barrada no aeroporto de Cabul quando tentava retirar os animais de sua ONG de acolhimento conseguiu chegar a Londres, no domingo (29), acompanhado de quase 170 cães e gatos. Paul "Pen" Farthing, fundador da Nowzad, chegou ao Aeroporto de Londres Heathrow em um voo fretado com recursos privados, segundo informações da agência de notícias Sky News.

A equipe do abrigo de Paul, porém, não conseguiu embarcar e continua na capital afegã. O Reino Unido encerrou suas operações no Afeganistão no sábado (28). O prazo final para retirada das forças estrangeiras no país se encerra nesta terça-feira (31).

No Twitter, Farthing comemorou o “sucesso parcial” da Operação Arca, como foi apelidado o processo de retirada dos animais da Nowzad de solo afegão.

“Cheguei a Heathrow com sucesso parcial da #OpArca. Emoções mistas e profundo sentimento de tristeza pelos afegãos hoje”, escreveu Farthing. “Testemunhei em primeira mão a compaixão que Heathrow está demonstrando aos refugiados afegãos.”

Leia também
Como manter a saúde mental dos pets?
Adotar um pet estimula a criança a praticar exercícios e ajuda no desenvolvimento socioemocional

Apesar de ter conseguido retirar quase todos os 170 animais, os 24 voluntários da ONG e seus familiares foram impedidos de entrar no aeroporto de Cabul e continuam no Afeganistão. 

De acordo com Dominic Dyer,  um ativista do bem-estar animal e apoiador de Farthing, a entrada da equipe no Aeroporto Internacional Hamid Karzai foi negada na quinta-feira, com o Talibã alegando que eles não tinham a papelada certa.

"Trágico e não o final que queríamos, mas fomos vítimas do caos e das dificuldades de passar por esses portões", disse em um vídeo publicado no Twitter.

Todos os quase 100 cães e 70 gatos que embarcam estão saudáveis, mas cinco gatos morreram durante a viagem, disse Farthing, alegando efeitos do trauma do bombardeio executado pelo braço afegão do Estado Islâmico no aeroporto e Cabul e o subsequente lançamento de gás lacrimogêneo das forças talibã.

Leia mais em BNews Pet:

Vacinação antirrábica acontece nos bairros de Pitangueiras, Buraquinho e Vilas do Atlântico neste sábado (28)
Aprenda a identificar os sinais que apontam um gato estressado e como ajudá-l

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp