BNews Pet

Cãolunista esclarece: “Será que eu entendo o que você fala?”

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 08/10/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, gente!! E vou responder hoje a uma dúvida de muiiiitaaaa gente: será que eu consigo entender o que você, humano, fala? Essa pergunta parece boba, né?! Minha humana sempre conversa comigo e, SIM, eu consigo compreender algumas coisas da fala dela. Vou explicar o porquê.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, em 2016, concluiu que nós, cães, conseguimos identificar algumas palavras. Esse estudo, minha gente, se baseou no comportamento de 133 cachorros das raças Border Collie (olha euuuu), Golden Retriever, Cão de Crista Chinês e Pastor Alemão.

Ficou constatado que, apesar de a gente se guiar muito pela entonação dada às palavras, é possível que aprendamos e respondamos a algumas delas, principalmente as de comando. Essas palavras são processadas pelo hemisfério esquerdo de nosso cérebro, sabia? Não somos só rostinhos bonitos! Somos inteligentíssimos!!

A pesquisa também mostrou que, claro, as palavras repetidas com uma entonação positiva são associadas a coisas boas, enquanto as mesmas palavras com entonação negativa nos levam a interpretar aquilo como algo ruim. Aqui fica a cargo do hemisfério direito interpretar a entonação de cada palavra ou frase que a gente ouve.

Agora que falamos como vocês, tutores, podem se comunicar com a gente, eu, o Cãolunista mais amado dessa Bahia, vou explicar como a gente se comunica com vocês. Se liguem!! 

  • Movimento das orelhas: A nossa orelha pode dizer mais do que vocês imaginam, humanos! Se a gente coloca ela em pé, parada, em movimento, relaxada, tudo isso é uma forma de expressão da nossa linguagem. Por isso, é importante saber muito bem o que cada movimento significa.

    • Orelhas levantadas e levemente inclinadas para frente: elas indicam que estamos prestando atenção em você. Quando ficamos muito concentrados, a gente costuma inclinar a cabeça - minha humana sempre faz sons como “owmmm” quando eu faço isso.

    • Orelhas em pé e paradas: essa posição indica que o cão é dominante e está pronto para provar a sua autoridade. Então, fique atento quando o seu cachorro levantar bem as orelhas e deixar elas paradinhas!!

    • Orelhas apontadas para a frente: aqui o cachorro está desafiando o mundo, com uma super coragem e pronto para atacar.

    • Orelhas para baixo: indicam que o cachorro está com medo ou tenso diante de alguma situação. Atenção, humano, a gente não fala o idioma de vocês, mas saibam que, em momentos como esse, a gente precisa de muito amor e carinho.

    • Orelhas relaxadas: aqui é maravilhoso e indica que o cachorro se sente feliz e confortável.

    • Orelhas em movimento, para cima, para trás, para frente: mostram que o cachorro está indeciso, tentando descobrir o que está acontecendo. Sabe aquele meme da Nazaré ou aquele outro do John Travolta? Pois. A gente fica exatamente assim!!

  • Movimento do rabo: Assim como as orelhas, o nosso rabo também tem papel importante na nossa comunicação. Quando o rabo fica ereto e na altura do corpo do animal, por exemplo, é um sinal de que estamos um pouco agressivos. Já se o rabo mexer lentamente para baixo ou só parado, é porque estamos relaxadíssimos.

  • Latidos e outros sons: Aqui é importante dizer que cada tipo de latido indica alguma comunicação do cachorro, Às vezes, seu amigo peludo está hiper feliz e só quer te cumprimentar. Em outros casos, ele está se sentindo ameaçado e quer partir para briga!! Outros sons podem indicar fome, carência (Oreo é carente!!), sinal de alerta, estresse ou algum incômodo físico.

  • Olhar: quem nunca ouviu aquela expressão “olhar de cachorro arrependido” ou “olhar de cachorro pidão”? Elas não existem à toa. Os nossos olhos são capazes de transmitir várias mensagens a vocês, humanos.

Aprenderam todas essas dicas incríveis, tutores? O meu recado hoje pra vocês é: conversem muito com seu pet. Use palavras e atitudes positivas! Muito cuidado com a palavra NÃO, porque a gente interpreta isso como se vocês reprovassem determinado comportamento nosso. Uma consequência disso é que, quando estivermos sozinho, a gente pode fazer a ação atrelada à palavra não. Por pura birra (Oreo não faz malcriação nunca)!! 

E você, humano, me conte, conversa muito com seu cãozinho? Não!! Então comece a bater um papo com ele! Você vai amar!! Eu fico por aqui e na semana que vem volto com mais dicas incríveis sobre o mundo pet. Fui!!









Relacionadas:
É verdade ou mentira? Cãolunista esclarece nove mitos sobre os cachorros; confira
Setembro Vermelho: Cãolunista faz alerta sobre doenças cardiovasculares em cães
Xiii, o Cãolunista está doente!! Saiba tudo sobre a babesia, conhecida como doença do carrapato
Fezes com sangue? Cãolunista afirma: “Há algo errado com o seu pet”
Conheça os sintomas da temida doença do carrapato que pode levar pets à morte
Cãolunista explica qual tipo de osso é bom para cachorro e faz alerta aos tutores

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp