BNews Pet

“Foi amor à primeira vista”, diz tutora após adotar gato da colônia de Piatã

BNews
Prefeitura de Salvador realizou feira de adoção dos gatos da colônia de Piatã neste sábado (16)   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 16/10/2021, às 15h13   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

“Amor à primeira vista”, assim definiu a designer gráfica Aline Ribeiro sobre o que sentiu ao se deparar com um dos bichanos da feira de adoção da colônia de gatos de Piatã, realizada pela prefeitura de Salvador, neste sábado (16). O evento foi promovido pela União de Proteção Animal (UPAS), em parceria com a Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Todos os animais passaram por avaliação veterinária prévia e estão com condições clínicas favoráveis para adoção.

Leia mais:
Gatos são resgatados após incêndio em colônia no bairro de Piatã; Dipa acompanha o caso

Vídeo: veja o que sobrou da colônia de gatos em Piatã após incêndio

Em entrevista ao BNews, Aline relatou a sensação de encontrar um novo filho, a quem deu o nome de “Kurama”. "De primeira já veio pro meu colinho e não saiu mais, aí eu falei: 'É meu filho'. Foi amor à primeira vista. Ele vai se chamar Kurama”, afirmou a designer gráfica. 

“Agora que eu estou morando sozinha, eu senti muita falta de ter um bichinho, porque eu sempre tive um bichinho na minha casa, sempre tive um bichinho comigo. Então eu estava nessa intenção já há uns três meses, me programando, me ajeitando certinho para poder vir buscar um novo filho", acrescentou Aline. 

A feira de adoção dos gatos da colônia de Piatã vem acontecendo semanalmente, desde o episódio em que o local onde os animais permaneciam após serem abandonados, foi destruído. Isto porque, no dia 4 de julho deste ano, a colônia localizada na praia de Piatã, na capital baiana, e que abrigava cerca de 200 gatos, pegou fogo

Tainara Ferreira, diretora da Dipa, diz não ter um número exato de gatos que foram resgatados da colônia de Piatã até o momento, já que as pessoas continuam abandonando os animais no local.

"A gente não tem essa estimativa porque, infelizmente, todos os dias a gente observa muitos abandonos naquela região. Já foram entorno de mais de 150 animais resgatados. As ONGs e protetores fazem esse trabalho e a Diretoria Animal tenta dar todo o suporte, na medida do possível, mas infelizmente esse número é uma crescente, porque infelizmente, todos os dias a gente ainda vê casos de abandono lá na colônia”, relata a diretora.

“Assim que teve o episódio do incêndio, no primeiro final de semana posterior, fizemos a feirinha, a primeira deu 10 adoções, só que com o tempo, esse número foi diminuindo. Então é muito importante essa divulgação, inclusive da imprensa, para a gente nunca esquecer que a adoção é o caminho, para a gente não perder esse link de adotar. Muitas vezes as pessoas se se dispões a comprar animais, sendo que tem inúmeros aí que têm o mesmo amor, o mesmo carinho, e que precisam de um lar”, acrescentou Tainara. 

A vice-diretora da UPAS, Marcia Maria Menezes, informou à reportagem o processo pelo qual os animais resgatados da colônia de Piatã passaram até serem disponibilizados para adoção. “Esses gatos foram resgatados daquele local, ficam em um abrigo, em lar temporário, para depois serem encaminhados para adoção. No momento em que eles estão em lar temporário, eles recebem atendimento veterinário, vacina, vermífugo, castração, e depois eles são disponibilizados para adoção”, explicou. 

“A gente tem que desmistificar essa coisa de que o gato não é companheiro, que o gato não gosta do dono, isso não existe. Todos os gatinhos são companheiros, eles gostam do dono, eles têm uma relação afetiva com o dono e com o local onde ele vive, e é um super parceiro, tanto quanto o cachorro”, aconselhou a vice-diretora da UPAS.

Próximas feiras

Ainda de acordo com a responsável pela Diretoria Animal, as feiras de adoção dos gatos da colônia de Piatã têm acontecido todos os finais de semana, de uma forma itinerante, em estabelecimentos comerciais da capital baiana. “A gente tem feito todo sábado, em parceria com a UPAS, de forma até itinerante”, conta Tainara. 

Quem deseja obter informações sobre as próximas feiras de adoção dos gatos da colônia de Piatã deve acompanhar o Instagram da Dipa (@diretoriaanimalsalvador) e da UPAS (@gatinhossos).

Leia também:
Em festa no bairro de São Marcos, jovem grava vídeo ironizando proibição de 'paredões': "alô Rui Costa, vá se f****"

Mesmo maiores de idade, filhas de Dudu Nobre e Adriana Bombom dão dor de cabeça na escola; entenda

Em Paris, Cristian Bell acompanha jogo do PSG e chama atenção de Neymar; veja vídeo

Acompanhe o BNews também nas redes sociais através do Instagram, do Facebooke do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp