BNews Pet

Outubro Rosa Pet: Especialistas alertam que câncer de mama em cadelas é bastante frequente

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/10/2021, às 09h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pipoca, nosso gatolista, já falou aqui em nosso espaço sobre a prevenção do câncer de mama em nossas gatinhas. Hoje, a gente retoma o tema do Outubro Rosa para alertar que os tutores de cadelas também precisam ficar atentos, pois elas também são propensas a desenvolverem a doença. 

Os nódulos de mama têm tendência a aparecer em cadelas adultas entre 4 e 12 anos de idade. Segundo o médico-veterinário e especialista em Oncologia Veterinária, Rodrigo Ubukata, diz que, no Brasil, os tumores de mama têm uma frequência bastante alta em relação a outros tumores nos pets.

De acordo com a médica-veterinária da Mundo Pet, Carla Patrícia, a única forma de prevenir o câncer de mama é a castração. “Quanto mais cedo a castração, isto é, logo após o primeiro cio, menor o risco das cadelas e gatas terem câncer de mama”, afirma. “Outra coisa muito importante: nunca, em tempo algum, aplicar anticoncepcional nas cadelas e gatos, porque aumenta em mais de 70% as chances de desenvolverem a doença”, alerta a profissional.

Leia mais
Bandidos invadem casa e levam cachorro da família
Gatolista Pipoca: Castração previne câncer de mama em felinos; saiba onde fazer cirurgia

O diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama, assim como acontece nos humanos, aumentam as chances de cura. A médica veterinária informa que a identificação do nódulo pode ser feita apalpando a cadeia mamária e por meio de raio x de tórax e ultrassom abdominal. 

“Os caroços podem tanto ser visíveis quanto internos. Há também a presença de vermelhidão e odor desagradável. No aparecimento de quaisquer um dos sintomas, é importante levar o pet a uma clínica veterinária”, alerta Carla Patrícia.

Quando o nódulo é identificado, o veterinário pode pedir a citologia aspirativa para confirmar se é maligno ou benigno. Após diagnóstico, a indicação de cirurgia é a melhor opção de tratamento. 

Leia também
Cachorro gigante surpreende ao cuidar de bebê como uma babá; assista
Cachorro cego e surdo conforta todos os animais que chegam ao abrigo
Gato é resgatado coberto de graxa e lama, com intoxicação e problema neurológico

Segundo a veterinária, a quimioterapia não funciona bem em tumores mamários de pets. “Há muitas técnicas cirúrgicas eficientes contra o tumor e quanto mais rápido for realizada, menor é a possibilidade de metástase e maiores as chances de cura”, conclui a doutora Carla Patrícia.

Agora, você já sabe! A prevenção e o diagnóstico precoce é a melhor forma de cuidar das nossas cadelinhas e gatinhas!

Acompanhe o BNews PET também no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp