BNews Pet

Cãolunista dá dicas para ajudar seu pet a enfrentar o calor do verão e as dermatites

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 22/10/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Volteeei! E estou cheio de brotoejas por causa do calor. Minha linda barriga sexy ganhou manchinhas avermelhadas que só melhoram quando eu fico no ar condicionado ou em locais mais frescos. A culpa disso tudo é do calor! Minha pele é sensível (igual à da minha avó Ana) e essas coisas coçam demais. Socorro!!

Fui tomar banho e perguntei ao veterinário Luiz Souza o motivo de eu estar parecendo um adolescente com “espinhas” na barriga. A resposta foi direta: o calor! Sim, nós, cachorros, sofremos muito com os dias mais quentes, ainda mais em lugares úmidos. Ele me explicou que a dermatite canina é um dos principais problemas enfrentados pelos pets durante o verão (e olha que estamos na primavera, hein!?).

“A umidade e a falta de ventilação em algumas áreas do corpo do animal provocam uma dermatite, que são uma espécie de coceira inflamatória, fazendo com que o pet se morda, causando feridas, irritação e desconforto”, disse o médico veterinário. E, se liguem: nos animais de pêlo comprido, as chances de uma dermatite são ainda maiores.

Já imaginou, humano, você, em pleno verão de Salvador, usando um casaco de pele que cobre todo o seu corpo? Não quer nem pensar, né?! Pois bem. Nós cachorros, principalmente os peludos, sofremos com o calor. É algo absurdo!! E, diferente do que vocês pensam, o banho em excesso pode ajudar no surgimento dessas manchas avermelhadas. 

‘Ah, Oreo, mas como posso ajudar meu pet nessa situação?’. É simples, cara!! Escove diariamente o pêlo do seu amigo, porque isso vai auxiliar na remoção de sujeiras e ainda favorecer a circulação sanguínea. Se o seu cachorro é daquele que só vive imundo, uma dica é o uso de shampoo a seco para a limpeza diária. Outra coisa, caso, durante o passeio, o cão se molhe, certifique-se que ele esteja seco até a hora de dormir. O pêlo úmido é um aliado da dermatite.

E, atenção, humanos!! A dermatite canina pode evoluir rapidamente de uma simples vermelhidão para lesões maiores, com coceiras intensas, dor, secreção com mau cheiro e até perda de pêlo. Não deixe que seu amigo peludo fique nessas condições. Se não der para levá-lo em uma consulta ($$$), tente aplicar algumas das dicas para reduzir o calor que ele está sentindo e mantenha a higienização das áreas lesionadas. 

Para aliviar um pouco o calor do seu pet, você, tutor, deve:

  • Oferecer a ele água fresca em abundância;

  • Levá-lo para passear em locais frescos e com sombras;
  • Passar um cubo de gelo na barriga do seu cão. Ele vai amar;
  • Restringir a prática de atividade física do animal;

  • Estimular o seu pet a se deitar sobre uma superfície fria, como os tapetes gelados;

  • Não leve seu amigo peludo para passear em horários mais quentes, entre 10h e 16h;

  • Dê banhos regulares e faça sempre uma tosa, nem que seja higiênica;

  • Faça uso de escovas apropriadas para a redução do volume de pêlo do animal;

  • Nunca, jamais, em hipótese alguma, deixe o seu cachorro trancado dentro de um carro desligado (e nem nenhum outro ser vivo)!! 

Se ligou, humano? Então, agora você não tem mais desculpas para dizer que desconhece o sofrimento dos cachorros em dias quentes e úmidos. Se seu amigo peludo aparecer com manchas avermelhadas na barriga, tente levá-lo a um veterinário, afinal, nada é mais eficaz do que um diagnóstico preciso, feito por especialista. No mais, siga as dicas desse Cãolunista lindo e maravilhoso para proporcionar ao seu pet maior conforto nos dias de verão!! Hoje eu fico por aqui, mas volto na semana que vem com mais dicas sobre o mundo pet. Fui!!

Relacionadas:
Ser ou não ser saudável, eis a questão: veja as dicas do Cãolunista para uma alimentação balanceada
Cãolunista esclarece: “Será que eu entendo o que você fala?”
É verdade ou mentira? Cãolunista esclarece nove mitos sobre os cachorros; confira
Setembro Vermelho: Cãolunista faz alerta sobre doenças cardiovasculares em cães
Xiii, o Cãolunista está doente!! Saiba tudo sobre a babesia, conhecida como doença do carrapato
Fezes com sangue? Cãolunista afirma: “Há algo errado com o seu pet”
Conheça os sintomas da temida doença do carrapato que pode levar pets à morte
Cãolunista explica qual tipo de osso é bom para cachorro e faz alerta aos tutores

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp