BNews Pet

Cãolunista tira todas as dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis em cachorros

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 29/10/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs! A semana tem sido agitada. Tenho feito muitas coisas! Até conheci parte da minha família canina no último fim de semana (e avancei em meu tio Buba). Foi incrível!! Mas, hoje o papo aqui é sério! Seríssimo!! Você sabia que cães e gatos também podem ter doenças sexualmente transmissíveis?

As DSTs sempre foram associadas a vocês, humanos, que insistem em fazer sexo sem proteção. Esses dias eu estava passeando e me apaixonei. O nome dela é Fifi. Ela mora na minha rua. A gente se olhou e já se apaixonou. Eu queria namorar Fifi, mas meus humanos não deixaram. Eles disseram: “Oreo, e se você pegar DST?”.

A princípio, eu achei que eles estavam exagerando, aí fui bater um papo com a veterinária Renata Dias e ela confirmou: existe, sim, DTS canina. “Os vírus e as bactérias que causam a DST em animais estão espalhados em qualquer lugar, mas a principal forma de contaminação é o acasalamento, por meio da troca de fluídos no sexo”, disse a especialista.

Mas, não paramos por aí!! A coisa complica, tutores. A médica veterinária me explicou que um simples passeio pode levar a uma contaminação. “Os cães têm o hábito de lamber e cheirar a região genital de outros cachorros e, por isso, as DSTs são mais frequentes em pets que vivem nas regiões urbanas”, afirmou.

TVT ou Tumor de Sticker

Essa é uma das principais DSTs que acometem os cachorros e a sigla significa Tumor Venéreo Transmissível, um tumor contagioso que afeta principalmente os pets que vivem nas regiões urbanas. O Tumor de Sticker, como também é chamado, é transmitido por meio do contato com os órgãos sexuais, o que pode ocorrer durante o cruzamento ou nos passeios, como falei acima.

“Ah, Oreo, mas como eu posso saber que o meu cachorro está doente?”. Isso é fácil! Os sintomas são visíveis e podem ser rapidamente identificados. “Há o aparecimento de nódulos e tumores na região genital e em mucosas, como a boca e as narinas, dos animais. Eles sangram com facilidade e doem, o que leva o pet a deixar de comer e/ou urinar”, explicou a veterinária.

Mas, tem cura!! Os tumores são removidos com cirurgia, sendo necessário, ainda, o animal realizar sessões de quimioterapia, o que pode causar efeitos colaterais no cachorro, como perda de pelos, anemia, febre e problemas gastrointestinais.

Brucelose

Essa é outra doença sexualmente transmissível comum em cachorros e gatos, causada pela bactéria Brucella Canis ou Brucella abortus, que penetra em qualquer mucosa do animal, como ânus e boca, causando sintomas difíceis de serem percebidos.

Se ligue, tutor!! Nas fêmeas, a doença pode levar à inflamação uterina e até a abortos, enquanto nos machos, há inflamação do saco escrotal e esterilidade. Uma coisa importantíssima: é uma doença transmissível por meio do acasalamento ou até no contato com a urina de outro animal.

Para o tratamento da Brucelose, é recomendada a castração do seu amigo peludo, o que não interrompe a contaminação. Ou seja: estejam atentos a seus cães, porque essa doença é seríssima e pode até levar à morte o animal.

Como se prevenir

É muito importante que vocês, humanos, tomem cuidados diários com o seu pet, evitando, assim, o contágio das DSTs. Um deles é a pesquisa antes de colocar o animal para cruzar. É preciso se certificar que tanto o seu bicho quanto o parceiro (ou a parceira) estão saudáveis.

Se você é pai ou mãe de fêmea, quando ela estiver no cio, não deixe que machos desconhecidos se aproximem. Em todas as situações, para machos ou fêmeas, fique ligado onde seu animal vai fuçar durante os passeios. Evite que ele lamba o chão da rua, principalmente quando você identificar a presença de urina, nem deixe que ele lamba a genitália de outros animais. NADA DE INTIMIDADE!! 

E, claro: todos os cuidados devem ser acompanhados de uma rotina de limpeza do animal, com banhos e tosas higiênicas em dia, além da limpeza regular da genitália do pet com lenços umedecidos apropriados para cachorros.

Agora, se mesmo assim o seu pet foi contaminado por alguma DST, procure o veterinário e se certifique de que o animal não terá contato com outros cães saudáveis. Seja responsável, humano!! Hoje eu fico por aí, mas volto na semana que vem com mais dicas sobre o mundo pet! Fui!!

Relacionadas:
Cãolunista dá dicas para ajudar seu pet a enfrentar o calor do verão e as dermatites
Ser ou não ser saudável, eis a questão: veja as dicas do Cãolunista para uma alimentação balanceada
Cãolunista esclarece: “Será que eu entendo o que você fala?”
É verdade ou mentira? Cãolunista esclarece nove mitos sobre os cachorros; confira
Setembro Vermelho: Cãolunista faz alerta sobre doenças cardiovasculares em cães
Xiii, o Cãolunista está doente!! Saiba tudo sobre a babesia, conhecida como doença do carrapato
Fezes com sangue? Cãolunista afirma: “Há algo errado com o seu pet”
Conheça os sintomas da temida doença do carrapato que pode levar pets à morte
Cãolunista explica qual tipo de osso é bom para cachorro e faz alerta aos tutores

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp