BNews Pet

Você conhece o enriquecimento ambiental? O Cãolunista vai explicar!

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 12/11/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs! Hoje vamos falar sobre enriquecimento ambiental (EA). Vocês sabem o que isso significa? Não? Então eu vou explicar!! O principal objetivo do EA é oferecer a nós, cães, um ambiente o mais próximo possível da nossa natureza. Toda essa estratégia ajuda a nos manter felizes e saudáveis, além de melhorar o nosso comportamento dentro de casa.

‘Mas, como isso é possível, Oreo?’. Ah, é simples! Nós somos animais sociais (muito, inclusive) e precisamos estar em contato com outros cachorros e com seres humanos. O EA vai proporcionar ao pet uma melhor adaptação ao espaço, por meio da estimulação física e mental.

Sabe aqueles cachorros que destroem sofás, comem meias e roem a parede? Eles precisam de atividades de enriquecimento ambiental, porque, se não forem estimulados corretamente, esses estímulos serão buscados por eles no ambiente do tutor. Aí já viu, né? 

O primeiro passo para garantir a felicidade de seu pet é levá-lo todos os dias para passear. A brincadeira em casa, principalmente se você morar em apartamento, não é suficiente para deixar seu amigo peludo feliz. Entre os estímulos destacados aqui, dentro do rol de brincadeiras - dentro e fora de casa -, podemos citar jogar bolinha, frisbee ou cabo de guerra.

Mas, eu reconheço que nem todos os dias vocês, humanos, podem reservar um tempo do dia para brincar com a gente. Então, por isso que o EA existe, para te auxiliar a manter o bom desenvolvimento de seu cão, por meio de estímulos saudáveis. 

Existem quatro tipos de enriquecimento ambiental que você pode trabalhar para garantir dar melhor qualidade de vida a seu amigo de quatro patas: (i) cognitivo; (ii) alimentar; (iii) físico; (iv) e social. O EA pode trazer benefícios como a redução da agressividade e da ansiedade; desenvolvimento da inteligência; e estímulo dos sentidos.

No EA cognitivo, que estimula a parte mental e intelectual dos cães, são colocadas tarefas e pequenos desafios para que o cachorro seja encorajado a resolver determinadas situações. Esse é o tipo de estímulo que busca deixar seu amigo peludo ocupado. Então, se ligue: se você estiver com o dia corrido, veja essa possibilidade. Tenho certeza que seu cachorro vai amar!!

Já o EA alimentar (esse eu gosto) tem por objetivo estimular o comportamento de caça e de desafio dos cães (eu sou um lobo caçador!!). Isso é possível, entre outros fatores, pode meio de comedouros desafiadores, que deixam a ração mais escondida, forçando o cachorro a procurar antes de comer. Outra dica é a utilização de rações com diferentes tamanhos e texturas, e você, tutor, pode oferecer ao cão misturadas com as frutas que o seu peludo gosta - eu amo manga e mamão!!

O enriquecimento ambiental físico estimula a atividade física e a interação com o espaço, sempre com a intenção de criar gatilhos, obstáculos e esconderijos para o cão. Aqui, humano, você pode colocar caixas de diferentes tamanhos empilhadas, cordas penduradas para seu pet morder e locais que ele possa se esconder (adoro me enfiar em espaços pequenos). Se você tiver um quintal, piscina e grama são duas formas de estimular o físico de seu pet.

Na questão da socialização, é fundamental que seu cachorro conviva com outros animais, com crianças e adultos. Claro que alguns cães são mais sociáveis por natureza, alguns têm medo e outros são mais resistentes (tipo eu - com outros pets). É recomendado que esse trabalho seja feito com o pet ainda filhote, mas nada impede que um animal adulto inicie.

Aprenderam, humanos? Então, tratem de colocar em prática o enriquecimento ambiental na rotina dos seus pets. Eles vão ficar mais felizes, vocês vão ficar mais aliviados e todo mundo sairá ganhando nessa!! Bom, hoje eu fico por aqui! Volto na semana que vem com mais dicas sobre o mundo pet. Fui!!

Relacionadas:

Novembro Azul: Cães também têm câncer de próstata e devem se prevenir
Cãolunista tira todas as dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis em cachorros
Cãolunista dá dicas para ajudar seu pet a enfrentar o calor do verão e as dermatites
Ser ou não ser saudável, eis a questão: veja as dicas do Cãolunista para uma alimentação balanceada
Cãolunista esclarece: “Será que eu entendo o que você fala?”
É verdade ou mentira? Cãolunista esclarece nove mitos sobre os cachorros; confira
Setembro Vermelho: Cãolunista faz alerta sobre doenças cardiovasculares em cães
Xiii, o Cãolunista está doente!! Saiba tudo sobre a babesia, conhecida como doença do carrapato
Fezes com sangue? Cãolunista afirma: “Há algo errado com o seu pet”
Conheça os sintomas da temida doença do carrapato que pode levar pets à morte
Cãolunista explica qual tipo de osso é bom para cachorro e faz alerta aos tutores

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp