BNews Pet

Cachorro é morto por agentes sanitários anti-Covid na China e gera revolta; entenda

Reprodução/Twitter
A comunidade residencial em que o cão vivia está sob bloqueio devido a casos confirmados de Covid-19  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 16/11/2021, às 15h00   Redação BNews



Agentes sanitários anti-Covid da cidade chinesa de Shangrao, no sudeste da província de Jiangxi, mataram um cachorro na última sexta-feira (12). A dona do animal de estimação cumpria quarentena obrigatória em hotel próximo. A comunidade residencial em que o cão vivia está sob bloqueio devido a casos confirmados de Covid-19.

A cena perturbadora, capturada por uma câmera de segurança e compartilhada nas redes pela dona do cão, mostra os últimos momentos antes do animal de estimação ser morto em sua casa pelos agentes. Nas imagens, é possível ver uma pessoa com uma barra de ferro nas mãos e outra com saco amarelo. Ao ser acertado, o cão geme e foge para outra sala.

“Meu cachorro fugiu para o outro quatro, e por isso o momento não foi gravado pelas câmeras de segurança, mas eu podia ouvir seus ganidos. Alguns minutos depois, eles afirmaram que lidaram com a situação e que o levariam embora, segurando um saco amarelo nas mãos”, escreveu Fu em uma publicação recentemente apagada na Weibo, plataforma chinesa semelhante ao Twitter.

Leia também:Vídeo: Policiais param trânsito em estrada para salvar cachorrinha assustada

A dona, cujo sobrenome é Fu e testou negativo para o vírus até o momento, disse que os trabalhadores comunitários a haviam tranquilizado repetidamente, antes dela partir para a quarentena, que não levariam nem matariam o cão durante a desinfecção do prédio. Mas, à tarde, os trabalhadores da prevenção de Covid tinham invadido seu apartamento para bater no cão, de acordo com ela.

Em um comunicado divulgado no sábado (13), o governo do distrito de Xinzhou, onde o complexo residencial está localizado, confirmou que o cachorro foi morto como parte da necessidade de “desinfetar completamente” as casas da comunidade. Ainda segundo o comunicado, os funcionários envolvidos foram repreendidos e removidos de suas posições e afirmaram ter se desculpado com a dona e obtiveram sua compreensão.

No Weibo, no entanto, a dona afirmou que foi pressionada pelas autoridades locais e por seu empregador para deletar suas postagens. 

Essa não é a primeira vez que as autoridades chinesas matam animais de estimação como parte de sua rigorosa resposta à Covid. Em setembro, três gatos na cidade de Harbin foram mortos sem o consentimento do dono após testarem positivo para o vírus. O dono estava em quarentena hospitalar após ter contraído a Covid-19.

Leia mais em BNews Pet:

Vídeo: Policiais param trânsito em estrada para salvar cachorrinha assustada
Cachorro furta brinquedo de loja, se arrepende e volta para devolvê-lo
‘Gato correio’ leva e traz bilhetes para ajudar vizinhos a se conhecerem

Acompanhe o BNews PET também no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp