BNews Pet

Alerta de Verão! Cinco parasitas que todo tutor de cão e gato deve ficar atento; confira

Reprodução / Redes sociais
Especialista listou cuidados a serem tomados com os cinco parasitas de verão  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes sociais
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 14/12/2023, às 06h00 - Atualizado às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

A chegada do verão, a estação que traz alegria com seu tempo ensolarado, também pode apresentar desafios para a saúde dos fiéis amigos de quatro patas. Entre eles, os parasitas de verão podem ocasionar diversos problemas ao bem-estar do animal de estimação, exigindo uma atenção maior de seus tutores.

Em entrevista ao BNEWS PET, a médica-veterinária Thaila Carvalho listou os cinco principais parasitas de verão e como eles afetam a saúde dos bichinhos de estimação.

Por que esses parasitas são mais comuns no verão?

A profissional explicou o motivo para que esses parasitas e doenças sejam mais comuns durante a estação. Segundo a especialista, pulgas e carrapatos são mais comuns no calor devido às condições favoráveis que essa estação proporciona para a reprodução e sobrevivência desses ectoparasitas. No calor, a temperatura ambiente é mais adequada para o desenvolvimento dos ovos, larvas e pupas das pulgas.

"O aumento da umidade nessa época do ano também contribui para a proliferação desses insetos. O clima quente favorece o crescimento da vegetação, que é onde os carrapatos costumam se esconder e esperar por um hospedeiro. Entretanto, as pulgas e carrapatos podem ser encontrados durante todo o ano, mas sua incidência é geralmente maior no calor. Portanto, é fundamental manter uma rotina regular de prevenção e controle desses ectoparasitas, independentemente da estação do ano", salientou Thaila.

Cinco principais parasitas e doenças ocasionadas

Thaila destacou como esses parasitas podem ser preocupantes para os animais de estimação. A veterinária detalhou que nesta época do ano, devido às altas temperaturas. Devemos ter cuidado com os animais, principalmente com a proteção contra doenças virais (ex: Cinomose e Parvovirose em cães) e (Panleucopenia Felina e Fiv/Felv em gatos).  Além disso, ela destacou que como profilaxia dessas doenças, é de extrema importância a atualização vacinal do pet. Nesse período, também ocorre o aumento de ectoparasitas, dentre eles os mais conhecidos 'Pulgas e carrapatos' que podem acometer cães e gatos e transmitirem doenças de alta gravidade", alertou a profissional.

"Ectoparasitas como pulgas, carrapatos e ácaros podem ter um impacto significativo na saúde de cães e gatos, pois esses parasitas se alimentam do sangue do animal, causando desconforto e coceira intensa. Além disso, eles podem transmitir doenças graves, como a babesiose, erliquiose e a doença do verme do coração. A presença desses ectoparasitas também pode levar a problemas de pele, como Dermatite Alérgica por Picada de Ectoparasita, infecções secundárias e queda excessiva de pelos", disse Carvalho.

Como prevenir?

A veterinária também apontou algumas formas que os tutores podem prevenir seus pets dessas doenças. Para a médica, é essencial manter os pets protegidos contra ectoparasitas durante toda a vida por meio de medidas preventivas, como uso de medicamentos ectoparasiticidas, como Simparic para cães e Revolution para gatos, higiene regular do ambiente com desinfetantes fungicidas, bactericidas, viricidas. Além de visitas indispensáveis ao veterinário para exames e vacinação adequada.

"Caso seu animal apresente infestação por parasitas, é indispensável o uso de medicações para tratamento e controle dos mesmos, além de exames para diagnosticar doenças que eles podem transmitir para seu pet. Desta forma, o correto é levar o seu amiguinho para visita de um médico veterinário de sua confiança", alertou Thaila.

Dicas anotadas?! Então, é hora de cuidar do seu bichinho nesse verão!

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp