BNews Pet

Alimentação úmida pode trazer benefícios para seu cão; saiba quais

Foto: Shutterstock
A oferta da alimentação úmida pode ser misturada à uma ração seca ou até mesmo pura  |   Bnews - Divulgação Foto: Shutterstock

Publicado em 05/02/2023, às 08h26   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Especialistas em cães e gatos afirmam que a alimentação úmida tem muitos benefícios que faz dela um alimento completo e balanceado. A oferta pode ser misturada à uma ração seca ou até mesmo pura. Hoje o Brasil tem a terceira maior população mundial de cães, com 62 milhões de cachorros, porém uma parcela mínima dessa população consome os famosos sachês. Isso se deve ao desconhecimento dos tutores sobre as vantagens da alimentação úmida. Veterinários listaram oito benefícios que esse tipo de "comida" pode trazer para seu pet.

Confira:

Balanceada

A grande maioria dos alimentos úmidos são completos e balanceados, porém sempre confirme essa informação na embalagem. 

Zero conservantes

Os alimentos úmidos passam por cozimento em alta temperatura e são lacrados e esterilizados através de processo de alta tecnologia, mantendo o alimento fresco, mesmo sem a utilização de conservantes. Prova disso é que o prazo para oferecer aos animais após a embalagem aberta é de até 48 horas. Após o contato do alimento com o oxigênio, esse prazo precisa ser respeitado e devendo ser armazenado em ambiente refrigerado. Depois disso, a recomendação por segurança é fazer o descarte do restante do alimento.

Sem corantes

Principalmente para quem procura por alimentos mais naturais, o sachê se apresenta como uma excelente solução para oferecer aos nossos amigos peludos, uma vez que não possui a inclusão de ingredientes que não agregam valor ao organismo do pet, como por exemplo os corantes artificiais.

Ingestão hídrica

Os pets devem consumir entre 50 a 70ml por quilo do cachorro, diariamente. No entanto, muitos deles não consomem a quantidade diária que deveriam e o alimento úmido pode cumprir parte desse papel de suprir essa hidratação do cachorro.

Bastante palatável

O fato de o sachê ter água, de ser úmido, de ter mais inclusão de produtos cárneos, como miúdos de carnes, de ter menos carboidrato e mais carne e gordura, deixa o alimento com características que agradam o paladar do cão. “Sempre sugiro misturar o sachê na ração seca. Isso não só contribui para a palatabilidade, como você tem a garantia de estar servindo alimento completo”, recomenda Dra. Manuela.

Pouca caloria

Sim, o alimento que vem no sachê tem menos caloria do que a ração seca, por exemplo. Se você não oferece a alimentação úmida por achar que vai engodar o seu cãozinho, então já tem uma boa razão para oferecê-la a ele.

Contém fibra solúvel

O alimento úmido possui fibras que apoiam o trato gastrointestinal, ajudando na redução do PH intestinal. “A vantagem dessa fibra é que ela fermenta no intestino, reduzindo o Ph intestinal e deixando o ambiente mais equilibrado e favorável para bactérias benéficas e não patogênicas”.

Praticidade

Some a todos esses benefícios à praticidade do sachê. Se você pode comprar um alimento pronto, embalado e fresco, com a quantidade necessária de tudo que é necessário para alimentação dos cães, torna tudo mais fácil. O alimento úmido, nesse sentido, te apoia nos momentos que precisamos de maior conveniência, como por exemplo, em viagens de fim de semana ou quando estamos atrasados para um compromisso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp