BNews Pet

Cães e gatos: Quais alimentos consumidos por humanos os pets podem comer? Especialista responde

Stefan Glazer por Pixabay
Alguns alimentos podem causar distúrbios gastrointestinais e intoxicação alimentar,  |   Bnews - Divulgação Stefan Glazer por Pixabay

Publicado em 16/01/2023, às 13h05   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Aqueles olhinhos brilhando, pedindo um pedacinho da nossa comida, como resistir aos pedidos dos nossos cães e gatos? A verdade é que o tutor sabe o quanto é difícil se manter firme quando seu cão ou gato têm interesse na comida do tutor.

Mas, é preciso entender que quando o tutor fornece alimentos de seu próprio consumo para o pet, o organismo do bichinho precisa fazer um esforço para digerir os novos ingredientes. Segundo o médico-veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Unime, Felipe Pinheiro, isso pode causar distúrbios gastrointestinais e intoxicação alimentar, além de resultar em vômitos, diarreia e mal-estar, por isso é preciso limite.

Então, nada do que eu como posso dar para meu bichinho? Não é bem assim! De vez em quando, e sobretudo como prêmio para adestrar o animal, está liberado oferecer como petisco um alimento consumido por nós humanos. Para não errar no “agrado” ao bichinho, o veterinário lista os alimentos permitidos (veja no final da lista).

Segundo o veterinário, caso queira fazer qualquer alteração na alimentação do animal, como trocar de ração ou começar a oferecer alimentação natural, é preciso prepará-lo para que se adapte gradualmente. Na dúvida, procure um especialista que possa receitar a dieta correta para seu bichinho.  O ideal é que a comida seja oferecida ao pet de forma que ele não fique muitas horas sem comer, conforme a rotina dos habitantes da casa: dê a ração pela manhã e à tarde, e ofereça petiscos adequados nos intervalos.

O tutor pode agradar o pet e variar um pouco o cardápio, fornecendo algumas das opções listadas abaixo (como petisco ou até como ferramenta para adestramento), mas nunca substituindo a ração por estes alimentos:

PARA CACHORROS: 
Abóbora sem nenhum tempero
Banana sem a casca
Beterraba cozida e sem tempero
Brócolis cozido e sem tempero
Batata doce cozida sem tempero
Carne bovina ou de frango cozida e sem tempero (sem osso)
Cenoura crua e sem casca ou cozida sem tempero
Chuchu cozido e sem tempero
Couve-flor cozida e sem tempero
Espinafre cozido e sem tempero
Goiaba com casca
Inhame sem casca, cozido e sem tempero
Maçã sem a casca, sementes e o miolo
Manga sem casca e sem caroço
Manteiga de amendoim feita em casa, sem sal ou açúcar acrescentados
Melancia sem casca nem sementes
Pera sem casca, sementes e sem talo
Tomates crus e sem semente

PARA GATOS: 
Carne de frango preparada sem nenhum tipo de gordura ou osso
Peixes brancos e sem espinhas, salmão e truta, preparados sem gordura
Carne picada de bovino ou aves, misturado com arroz cozido e ovo - sem tempero
Abóbora, cenouras e espinafre -- como petiscos

Dica importante: tanto para cachorros como para gastos, não é recomendável oferecer produtos industrializados, pois eles contêm sal, açucares e condimentos que fazem mal ao organismo dos bichinhos. 

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp