BNews Pet

Saiba qual a quantidade de ração que o seu pet pode comer por dia

Pixabay
Confira dicas importantes que o médico-veterinário Fernando Oliveira deu em entrevista ao BNews Pet sobre alimentação do seu pet  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 20/07/2022, às 07h00   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das dúvidas mais frequentes no dia a dia de quem tem cão ou gato em casa é: qual a quantidade de ração que o meu pet pode comer? E esse é um questionamento bastante importante porque a alimentação do animal – e a quantidade que ele come – pode influenciar em toda a rotina e impactar diretamente na saúde do bichinho, como destacou o médico-veterinário Fernando Oliveira, em entrevista ao BNews Pet.

Algumas patologias que o animal pode desenvolver são: hipotireoidismo, diabetes, alterações renais, problemas hormonais, entre outras. E esses problemas levam ao “aumento ou diminuição da ingestão de alimentos”, conforme Fernando.

Para evitar esses problemas, o especialista ressaltou que existe uma quantidade de comida que cães e gatos podem consumir durante o dia, mas isso é variável. “Porque depende da raça, da idade e se o pet tem alguma patologia. Além disso, a gente tem que fazer uma seleção, se é filhote, se é adulto, se é idoso, qual o tipo de ração oferecida, entre outros”, esclareceu.

Em relação a forma como as raças podem influenciar na alimentação, Fernando destacou que cães de raças imperativas - a exemplo do yorkshire e lulu da pomerania - comem mais do que cães de raça mais tranquilas, como o pug e buldogue.

Como identificar se o seu pet está comendo demais

gato
Pixabay

Caso o tutor esteja na dúvida se o pet está comendo muito ou pouco, o médico-veterinário deu algumas dicas importantes. “A identificação mais fácil é quando você coloca a comida e o pet come com muita rapidez. Isso mostra que ele está tendo uma fome exagerada. Mas isso também pode estar relacionado com o tipo da alimentação oferecida”, pontuou.

Fernando continuou: “As rações mais pobres em nutrientes faz com que os pets comam mais para suprir as necessidades. Já os animais que comem rações de primeira qualidade vão comer menos porque essas rações em menor quantidade já são capazes de suprir as necessidades diárias deles”.

Por fim, Fernando Oliveira ressaltou que o controle do peso nesses casos é importante. “E se o tutor perceber que está tendo uma redução, ou se tem uma ingestão excessiva de alimento, ele deve procurar um médico-veterinário e observar sempre também a coloração da urina, pois ela pode dar muitas informações a respeito de alguma patologia”, completou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp