BNews Pet

Especialista explica como cuidar melhor da alimentação do seu filhote de gato; saiba mais

Divulgação
Especialista conta alguma dicas para ajudar o tutor no cuidado com o filhote de gato  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 24/11/2022, às 14h41


FacebookTwitterWhatsApp

Como todo "bebê", filhotes de gatinhos também precisam de uma observação e cuidados mais intensificados durante a sua fase de crescimento e sua alimentação. Segundo a médica-veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, Letícia Tortola, os primeiros meses de vida de um filhote são cruciais, porque eles estão aprendendo sobre o mundo ao redor e se tornando um animal adulto saudável.

“Durante a vida do gato, o tutor verá seu pet passar por muitas mudanças físicas e comportamentais. Entender esses estágios significa que pode fazer o melhor para dar a ele aquilo de que precisa e proporcionar o melhor começo possível. Do nascimento até quatro meses é a fase de crescimento intenso do felino. Portanto, para estimular seu desenvolvimento, eles têm necessidades nutricionais específicas”, completa Letícia.


1- Primeiros dias de vida


De acordo com a veterinária, mamar nos primeiros dias é fundamental, já que é por meio da amamentação que  filhotes obtêm o colostro, primeiro leite que a gata produz quando começa a amamentar, possui anticorpos que ajudam a proteger contra certas doenças nas primeiras semanas de vida. 


2- Quatro semanas de vida do filhote


Nesta fase, é quando o corpo do felino cresce mais rápido, e por isso, eles acabam dormindo na maior parte do dia. Do nascimento até um mês de idade, o filhote receberá toda a nutrição de que precisa da mãe quando mama. Caso seja um gatinho órfão ou por orientação do Médico-Veterinário, o tutor pode dar um substituto de leite para o filhote recém-nascido, mas nunca se deve fornecer o leite de vaca ou cabra, pois possui composição nutricional diferente do leite da gata que, além de não nutrir devidamente o neonato, pode ocasionar diarreia.


3- De quatro a oito semanas


Os primeiros dentes de leite do filhote aparecem durante o primeiro mês, porém, a força da mandíbula ainda é relativamente fraca. "Nessa fase do desmame, o tutor deve oferecer gradualmente um alimento específico para essa fase de desenvolvimento, podendo ser um alimento úmido, como a textura mouse, ou ainda utilizar um alimento seco com tecnologia de croquete reidratável, em água quente, de maneira que fique com uma consistência pastosa para que o filhote possa se alimentar facilmente”, explica a Tortola.


4- Oito semanas de vida


Após dois meses, a ninhada deve parar de se alimentar da mãe e começar a ser completamente independente com o alimento. Portanto, o gatinho irá se alimentar com um alimento nutricionalmente adequado, denso em energia, que tenha a textura e o tamanho certos para eles. Também é importante que os filhotes passem por consultas pediátricas em que o Médico-Veterinário dará orientação sobre vacinas, vermífugos, nutrição e educação a fim de promover a saúde do pet.


5- Quatro meses


Nessa fase, os gatinhos passam por um período de crescimento muito intenso e particularmente delicado, durante o qual estão mais propensos a distúrbios digestivos. Durante esse período crítico, a dieta não deve ser apenas rica em energia, para atender às necessidades essenciais de crescimento, mas também deve ser muito digestível, para auxiliar o sistema digestivo ainda imaturo do gatinho.


6- Quatro a 12 meses de idade


Entre os quatro e sete meses, os dentes de leite dos gatinhos serão substituídos por uma arcada permanente. Quando isso acontece, o filhote precisa de croquetes com um tamanho suficiente para incentivá-los a mastigar. “A castração possui inúmeras vantagens para o gato e deve ser discutida com o Médico-Veterinário e se o tutor optar pela cirurgia, devemos trocar para um alimento específico para gatos filhotes castrados, pois ocorrem alterações do metabolismo, o gasto de energia diminui cerca de 30% e o apetite aumenta em 20%. A nutrição deve ser adaptada para fornecer nutrientes essenciais, além de ajudar a evitar o aumento excessivo do peso.” informa a especialista.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp