BNews Pet

Adestramento: Saiba como e quando começar a educar o seu cachorro

Arquivo Pessoal
BNews Pet conversou com o especialista em comportamento canino Rafael Macêdo para tirar as principais dúvidas sobre adestramento  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 23/07/2022, às 06h00   Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Quem tem cachorro sabe que pode não ser fácil o período de adaptação do animal e o início do convívio com o pet. Ele pode reagir de maneira que o tutor não consiga ter controle sobre a situação e, por causa disso, as coisas correm o risco de saírem do controle. E esse é um dos momentos nos quais cabe a participação de um profissional muito importante: o adestrador.

Porém, não é apenas nessa situação que a presença de uma pessoa capacitada se faz necessária para tornar a convivência entre cão e tutor mais tranquila. Muito pelo contrário! Sabendo disso, o BNews Pet conversou com o médico-veterinário e especialista em comportamento canino Rafael Macêdo para tirar as principais dúvidas sobre adestramento de cachorro. Confira abaixo.

BNews Pet: Quando o tutor deve procurar um adestrador para o seu cachorro?

Rafael Macêdo: Assim que ele tiver o primeiro contato com o cachorro. Ou seja, pegou o cão, já é interessante ter o contato com o adestrador, independentemente da idade do animal. Porque o adestramento em si não é ensinar comando básicos para o cão, é ensinar o tutor a lidar com o seu cachorro. Dessa forma, os comandos básicos entram para melhorar a comunicação entre o cão e o tutor, e consequentemente vai acabar melhorando a convivência entre eles. [...] O adestrador é um facilitador. É aquele que vai ensinar o tutor a lidar com o cão.

BNews Pet: Tem sinais que o cachorro dá e que o dono deve ficar atento e buscar um adestrador?

Rafael Macêdo: A partir do momento em que o tutor percebe que não há uma comunicação legal entre ele e o cão. Partindo para situações reais, por exemplo, é quando o dono chama ou tenta manter o controle sobre o cão e ele não obedece e ignora. Esses, são sinais interessantes de que o responsável precisa procurar um adestrador para melhorar a convivência e comunicação com o cão. Sem contar as situações em que o cão é agressivo, rosna e fica estressado. Ou então quando o cachorro é ansioso, late muito e destrói muito as coisas. Esses tipos de cães são os que precisam de uma melhoria na sua qualidade de vida.

BNews Pet: Qual a importância do adestramento na vida do cachorro e do tutor?

Rafael Macêdo: O adestramento é muito importante na vida do cachorro e do tutor. Se a pessoa quer um cão que vai ser responsivo, obediente e que vai poder levar para diversos lugares para aproveitar o dia é interessante que ela procure um adestrador. Um cão adestrado é um cão que o tutor tem prazer de levar para os lugares, porque não vai dar trabalho no quesito de ser desobediente. É um cão que se torna um parceiro mesmo.

BNews Pet: Como funciona o adestramento de cães? Existe um padrão ou cada caso é um caso?

Rafael Macêdo: O adestramento, a depender do trabalho de resolução comportamental, tem sempre uma base de obediência, que é através dos comandos básicos. O adestrador vai usar dos próprios comandos para que o cão preste mais atenção no que o tutor tem a dizer e isso vai acabar melhorando a comunicação e convivência para o resto da vida. O adestramento é algo contínuo, o tutor vai estar exercitando e brincando com o seu cão sempre porque é importante ter uma ligação interessante com ele.    

BNews Pet: Existe uma idade que seja ideal para adestrar um cachorro?

Rafael Macêdo: É interessante que o adestramento seja feito desde filhote. Existe um período, que é dos 30 aos 120 dias - chamado de janela social - que é o período em que o tutor tem a uma maior probabilidade de fazer com que o seu cão passe por essas situações com um maior desejo. É um período no qual o dono pode expor seu cão a diversas situações, treinando obediência com ele, pois o animal vai estar muito mais apto. Ele não vai ter o hábito ruim que alguns cães acabam desenvolvendo depois de um tempo dentro de casa sem ter feito adestramento. É um cão que vai ser possível moldar da forma que o tutor quer desde quando ele chega filhote.

Então, se existe um período ideal para adestrar um cão é nesse período, de 1 a 4 meses. Porém, não existe idade para o adestramento. Tanto cães na janela social quanto os mais velhos, de 15 ou 16 anos, todos são suscetíveis à adoção.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp