BNews Pet

Saiba a melhor maneira de encontrar um adestrador para seu cão

Arquivo Pessoal
Cãolunista explica como escolher um adestrador para seu cão  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal
Oreo, o Cãolunista

por Oreo, o Cãolunista

Publicado em 17/06/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! Após uma semana sem cãoluna, estou de volta hoje para falar sobre um tema de grande importância: adestramento de cachorros. Quem me acompanha há mais tempo, seja aqui ou no Instagram, sabe que minhas humanas tentaram me adestrar. Não, elas não fizeram isso sozinhas, mas com a ajuda de um profissional lá de Salvador, onde eu morava (que saudade eu tenho da Bahiaaaaa).

Pois é. Elas tentaram me tornar um cachorro modelo de comportamento, mas o plano falhou, porque, por mais que eu saiba abraçar, deitar, sentar, cumprimentar e tocar na mão delas, continuo um pouco reativo com outros cães. Dizem que eu sou alfa e, por isso, tenho esse mau comportamento. Mas, a verdade mesmo é que eu sou ansioso e traumatizado (culpa de Teobaldo), então, antes de receber uma rosnada, eu rosno primeiro.

Leia também

Vamos ao que interessa, tutores! Anotem as dicas que eu vou dar para vocês, diferente de minhas humanas, acertarem na escolha do adestrador para seus pets. O adestramento comportamental vai muito além de ensinar truques ao cachorro. Tem a ver com o comportamento do animal, como o próprio nome já diz. Esse treinamento pode ser implementado mesmo com cães adultos, tipo eu, que já tenho dois anos e meio.

Então, o primeiro passo para escolher um bom adestrador comportamental é buscar referências, seja conversando com tutores que já contrataram os serviços daquele profissional, seja com o histórico do adestrador. Pesquise!! Essa dica é valiosa!! Antes de tudo, é importante que você saiba quais métodos ele irá utilizar em seu amigo peludo, bem como onde ele se especializou nessa técnica.

O método mais recomendado, inicialmente, é o reforço positivo, garantindo que o cachorro aprenda a partir da repetição e da associação, seguidas de uma recompensa. Essas recompensas podem ser petiscos, brincadeiras, carinho e até elogios. Diferente do que muitos “profissionais” fazem, submissão ou ameaças nunca deve ser usada para fazer pet seguir determinado comando. Fazer o cachorro sentir medo durante os treinos é absurdo!!

Outra dica é muita conversa entre tutor e adestrador, porque esse profissional precisa entender exatamente a situação daquele cachorro. Cada animal é único e, dessa forma, vai necessitar de um ou outro cuidado especial. O adestrador não pode utilizar a mesma fórmula de treino para todos os animais. Não há uma receita única para evitar comportamentos indesejados dos pets.

[Colocar ALT]

E mais um detalhe: tão importante quanto a boa relação entre tutor e adestrador comportamental, é a relação entre esse profissional e o cachorro, que é o mais interessado nesse jogo!! No entanto, o recomendado é que o tutor participe ativamente dos treinamentos, mas a sua presença nas primeiras aulas pode ser prejudicial. Vou explicar: a presença dos nossos humanos pode tirar nosso foco. Por isso, uma dica é que você, tutor afastado dos treinos, peça ao adestrador um vídeo desse início.

Anotou tudo, tutor!! Então, nada de achar que adestramento é fazer o cachorro sentar e dar a pata, ok!? Isso é fofo e lindo, mas não é tudo! É necessário que seu cão saiba se comportar nos ambientes que frequenta, seja shopping, parque ou praia. Eu ainda estou aprendendo. Às vezes, me comporto super bem e recebo vários elogios. Em outras, fico péssimo e minhas humanas se sentem tristes!! Mas, já já eu viro um cão modelo de educação!! Hoje eu fico por aqui!! Até a semana que vem com mais uma cãoluna sobre o mundo incrível dos cachorros! Fui!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp