BNews Pet

Comportamento agressivo de cães em passeio têm solução; entenda

Reprodução
Muitos têm medo de outros cães por terem sido mal socializados quando filhotes ou por terem tido experiências negativas com outros da mesma espécie  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/05/2022, às 12h00 - Atualizado às 12h05   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ter um cachorro que late insistentemente para outros cães durante uma caminhada, às vezes até parece que vai avançar em outros cães ou gatos é uma situação bastante desagradável. O dono, geralmente, se preocupa com o que as pessoas pensam, fica envergonhado toda vez que tem uma crise e se pergunta por que seu cão amoroso parece um animal tão agressivo.

Os treinadores de cães chamam isso de reatividade e é um problema comportamental muito comum, que tem uma solução, segundo o artigo publicado pelo jornal La Vanguardia. Segundo a publicação, a reatividade é um termo que significa que um cão exagera em situações normais do cotidiano. Seja uma pessoa, um cão, um ciclista, um corredor ou um gato, o cão é "reativo" se ele reage com intensidade incomum à situação. Normalmente, isso significa latir, rosnar, jogar ou puxar em direção a eles, e até mesmo morder.

Esses comportamentos significam que o cão está experimentando emoções muito intensas e está tentando lidar com esses sentimentos esmagadores fazendo coisas que o fazem se sentir melhor. Por um lado, eles têm medo de outros cães porque eles tiveram pouca socialização quando eram filhotes, ou tiveram uma experiência negativa com outro cão. Eles latem e atacam outros cães para tentar fazê-los se afastar ou ir embora.

Eles também podem latir e puxar a coleira porque estão tão animados que não suportam não poder dizer "olá", e querem se aproximar desesperadamente, isso lhes causa frustração.

Leia mais:

Ato heroico: Garoto de 5 anos enfrenta frio e salva cãozinho na piscina

Saiba qual a expectativa de vida do seu cachorrinho

Travessura: Gatinha gulosa não resiste e ataca pote de biscoito

Mas, como amenizar essa situação? Segundo o artigo, é preciso entender os gatilhos do seu cão, o que faz com que eles reajam. Confira algumas medidas:

Desintoxicação por estresse
Socializar seu cão expondo-o a mais e mais cães não vai ajudar agora. Em vez de procurar outros cães, caminhe em horários e lugares mais calmos para evitar encontrar outros animais nas proximidades. Sempre que você vê um cão quando você está na rua, é importante ir embora com seu animal de estimação ou criar o máximo de espaço possível para ajudá-los a ficar calmos.

Enriquecimento
Enriquecimento é exercício para o cérebro do cão. Assim como precisam de estimulação física na forma de caminhadas e brincadeiras, os cães também precisam de estimulação mental para ajudá-los a controlar suas emoções e se acalmar.

Formação
Traga as guloseimas favoritas do seu cão para quando você andar para recompensá-lo toda vez que ele vê um cachorro. Assim que você olhar para um cachorro, diga "sim!" e dê-lhe um deleite antes que ele tenha a chance de pensar em latir. Continue fazendo isso enquanto o outro cão ainda está à vista.

Isso fará ele perceber que é bom conhecer outros cães, e que é melhor para ele se concentrar em você para obter uma recompensa em vez de latir ou ir contra outro animal.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp