BNews Pet

Animais são abandonados em meio a alagamentos no Sul da Bahia; saiba como ajudar

Divulgação/Instituto Marcell Moraes
Animais de estimação se tornam preocupação após alagamentos no Sul da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Instituto Marcell Moraes

Publicado em 16/12/2021, às 18h15   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

As fortes chuvas que atingem o Sul da Bahia estão deixando vastos estragos na região. Há quase uma semana, a população de mais de 20 cidades baianas vêm enfrentando dificuldades por causa das conseqüências causadas pelo temporal. Contudo, não apenas os seres humanos estão sofrendo com essa situação, as chuvas também têm afetado a vida dos animais, que estão sendo abandonados em meio aos alagamentos da cidade.

O ambientalista Marcell Moraes (PSDB), fundador do Instituto que leva o seu nome, detalhou ao BNews sobre a situação precária que os animais de estimação estão enfrentando na região. “As pessoas estão esquecendo que os animais sentem frio, fome, medo e choram igual a nós seres humanos”, pontuou.

Deixados de lados, os animais de estimação vêm sendo pouco citados durante esse período atípico que o extremo sul baiano enfrenta. Vale lembrar que nenhuma ação governamental vem sendo feita para tentar minimizar os problemas enfrentados pelos bichos nesse momento.

Animais como cães e gatos vêm sendo a maior preocupação dos protetores, já que os animais de grande porte, como bois e búfalos, estão sendo resgatados pelos próprios fazendeiros.

O ambientalista explicou que, em parceria com a ONG Geamo, está arrecadando fundos para ajudar os animais das cidades afetadas pelas fortes chuvas. De acordo com ele, pode ser transferido qualquer valor para a ONG, que este será repassado integralmente para o auxílio dos cães e gatos desabrigados no extremo sul baiano. “Estamos tentando mobilizar toda a população do Brasil para estar ajudando. De fato, são cenas tristes”, contou.

Doações destinadas à animais do extremo sul da Bahia

Há também um projeto em andamento para tentar auxiliar neste período. Moraes explicou que está sendo feita uma mobilização para que os moradores locais adotem temporariamente os animais desabrigados. Ele explicou que o lar temporário é financiado por ele, juntamente com a ONG, que fornecerão ração e medicamentos necessários até a normalização dessa situação.

Marcell criticou a falta de iniciativa das autoridades políticas em relação à situação dos animais nesse momento. “Sei que todos eles estão envolvidos e tentando ajudar o máximo a população, mas nenhum deles está envolvido para tentar ajudar o mínimo os animais”, alfinetou.

“O apelo que eu faço ao Presidente da República Jair Bolsonaro (PL), ao governador Rui Costa (PT) e a todos os prefeitos do extremo sul da Bahia: Pensem nos animais. Os animais não são coisas, não são objetos. Sei do empenho deles [autoridades políticas], de todos eles, relacionados aos seres humanos, é plausível. Mas, não reconheço o mínimo de empenho deles relacionado aos animais”, falou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp