BNews Pet

Mais de 1 mil animais são resgatados de locais atingidos por enchentes no sul da Bahia

Diego Vieira/BNews
Protetores auxiliam animais após enchentes no sul da Bahia  |   Bnews - Divulgação Diego Vieira/BNews

Publicado em 16/12/2021, às 17h21   Diego Vieira e Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

As fortes chuvas que atingiram o Extremo-Sul da Bahia deixaram diversos animais de rua em situação de alerta. Alguns deles, mesmo estando com suas famílias, também estão sofrendo com a falta de suporte neste momento. Ao BNews, a veterinária e coordenadora-geral do Grupamento de Resgate de Animais em Desastres (Grad), Carla Sassi, explicou um pouco sobre a operação do grupo na região. De acordo com ela, apesar do cenário ser muito triste, mais de 1 mil animais já foram resgatados na região.

O Grad, que trabalha em cenários como desastre, enchentes, deslizamentos de encostas, rompimentos de barragem e incêndio florestal, está atuando no sul da Bahia fornecendo assistência para os animais das famílias atingidas, realizando os resgates necessários, prestando o tratamento veterinário para os animais e realizando todos os protocolos sanitários necessários.

Carla Sassi auxulia no resgate de animais após enchentes no sul da Bahia

Os protocolos consistem na desparasitação dos animais que tiveram contato com a água e na vacinação contra as doenças que possam vir a ser um problema. Além disso, segundo a veterinária, esse protocolo engloba o encoleiramento de cães, principalmente, em áreas de muito risco para leishmaniose. Cassi ainda garantiu que o Grad fornece rações para as famílias desses animais, para que os pets não sejam mais uma preocupação para seus tutores.

Mais de 1 mil animais foram assistidos pelo Grad, dentre eles, cães, gatos, porcos e galinhas. Os animais resgatados estão sendo encaminhados para as clínicas da região, que estão atuando no suporte dos animais que precisam, de acordo com Carla.

Leia Mais:

Mulher entra em córrego para salvar filhotes de cachorro abandonados
Imagens mostram cachorro lutando para se salvar após fortes chuvas; assista

Apesar dos esforços, muitos animais acabaram morrendo nesse período chuvoso. “Num cenário como esse são incontáveis os números de animais que vieram a óbito. A gente repassa isso para as autoridades sanitárias e eles fazem a remoção adequada desses animais”, contou a veterinária.

“A própria população, quando a gente chega, relata dos animais que perderam, principalmente porcos, galinhas e gatos. [Eles dizem] que não deu tempo de salvar e o animal e, infelizmente, ele foi levado pela água”, relatou.

O Grad anunciou que está precisando de alguns produtos para seguir o trabalho na região. Raças de cão e gato e milho “cães de cão” são materiais que estão sendo solicitados pelo grupo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp