Cidades

Direto de Itamaraju: "Ficamos debaixo da terra", relembra mulher que perdeu netos e filho após barranco deslizar

Diego Vieira/BNews
Lidiomar Alves ficou soterrada após barranco deslizar e derrubar imóvel em Itamaraju  |   Bnews - Divulgação Diego Vieira/BNews

Publicado em 15/12/2021, às 21h21   Diego Vieira*


FacebookTwitterWhatsApp

A dona de casa Lidiomar Alves dos Santos, avó de Ana Cecília, de 4 anos, e Cícero Neto, 9, e mãe de Ediel Santos, 26, que morreram, no dia 8 de dezembro, após um deslizamento de terra derrubar o imóvel que moravam em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, retornou ao local do ocorrido na tarde desta quarta-feira (15).

Bastante abalada, ela conversou com a reportagem do BNews e relembrou a noite da tragédia. Moradora do imóvel que desabou, Lidiomar chegou a ficar soterrada, mas foi resgatada por vizinhos momentos após o desmoronamento.

"Eles [Ana Ceclía e Cícero] estavam deitados no quartinho deles e o outro [neto], o um mais velho, esta a deitado no sofá. Eu estava na casa de baixo com o meu filho Ediel. Quando eu vi só foi aquele baque. Foi muito rápido. Todos nós ficamos debaixo da terra. Foi aí que os vizinhos começaram a gritar e nos ajudaram", conta.

Além dela, Driele Santos e Cássio Pereira, pais das crianças, e Carlos Daniel, filho mais velho do casal, sobreviveram após ficarem soterrados. Desde o ocorrido, todos abrigados em uma igreja que fica nas proximidades do local onde residiam.

"É muito difícil é uma dor muito grande porque a gente acostumado a morar aqui e chegar aqui na frente e olhar pra tudo isso é muito doloroso. Dói na alma", lamenta Lidiomar.

Durante entrevista à equipe de reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo, o pai das crianças relembrou o dia em que perdeu os filhos e o cunhado. Além de falar sobre a dor de não ter mais os pequenos ao seu lado, ele também fez um apelo.

As coisas de Deus não podemos questionar, então nós perdemos tudo, inclusive dois tesouros, que Deus deixou nesta terra para cuidarmos. Não temos mais onde morar, estamos ficando na nossa própria igreja, estamos aguardando ajuda de cada uma que está ouvindo. Eu peço muito a Deus que toque no coração de vocês [...] Meus filhos vocês não podem me dar, mas a felicidade de um lar é o que eu mais quero.

Na Rua Espírito Santo, local onde moravam, outras quatro casas também desabaram após um deslizamento de terra ocasionado pelas chuvas que atingiram a região na semana passada. Itamaraju foi uma das cidades mais castigadas.

Casas desabam em Itamaraju

Além das três mortes registradas em Itamaraju, o estado contabilizou mais nove óbitos em decorrência das chuvas, de acordo com último balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

As outras mortes foram registradas em: Amargosa (2); Itaberaba (2); Macarani (1); Prado (1); Ruy Barbosa (1) e Jucuruçu (1).

Prejuízos

Sete dias após o ocorrido, os moradores de Itamaraju tentam, aos poucos, retomar a rotina em meio aos prejuízos. Na Rua Visconde do Rui Branco, móveis danificados estão expostos na porta das casas.

Na terça-feira (14), um gabinete avançado foi montado em Itamaraju pelo governo do estado. O objetivo é reforçar as medidas de assistência à população afetada pelas fortes chuvas.

A sede do gabinete foi instalada na subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil da cidade, onde já estão concentradas as equipes dos bombeiros e da Defesa Civil.

*Repórter faz, direto de Itamaraju, a cobertura das chuvas que atingem o Extremo Sul da Bahia

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp