BNews Pet

Proibição de cães em praias de Balneário Camboriú provoca campanha nacional

Reprodução/Instagram
O movimento reúne fotos de cães de todo o país defendendo permanência dos animais nas praias  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 16/12/2021, às 12h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Uma campanha lançada nas redes sociais em resposta à instalação de mais de 100 placas que indicam a proibição de animais na faixa de areia recém alargada da Praia Central em Balneário Camboriú, Santa Catarina, pretende sensibilizar a prefeitura para que autorize a permanência dos animais nas praias.

O movimento em defesa da circulação de animais lançou a hashtag “vaitercachorronapraiasimsc” e reúne fotos de cães de todo o país defendendo a liberação. Compartilhado junto com as fotos, o texto diz que houve exagero na ação imposta pela prefeitura, além de provocar uma reflexão sobre as regras.

“Hoje as leis proíbem a circulação dos cães em quase todas as praias do Brasil, mas essa proibição faz realmente sentido no segundo país que mais tem cães no mundo? A exemplo do que já acontece e funciona em outros países, nossa sugestão é a criação de faixas de areia destinadas a circulação pet e regras de convivência aos responsáveis pelos cães (como recolher os dejetos do seu cão)”, diz o texto.

Para a secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi,  a proibição passa por “questões de higiene”, entre os motivos que determinaram a regra. Ainda segudo Heloísa Lenzi, o número de placas instaladas leva em conta a dimensão atual da orla, triplicada com as obras de alargamento.

A ideia, segundo a secretária, é não dar brecha para que os tutores aleguem que não viram a placa sobre a proibição. A secretária ainda argumenta que Balneário Camboriú prevê, no projeto de reurbanização do calçadão da Avenida Atlântica, 14 novos dog parks, porém, longe da areia.

Em 2020, um projeto de lei do vereador de Balneário Camboriú David La Barrica (Patriota) tentou delimitar espaços nas praias da cidade para a liberação de cachorros acompanhados dos tutores. A proposta foi barrada pela Comissão de Justiça e Redação, e acabou arquivada.

Leia também
Gato é resgatado após passar dois dias preso em cima de poste
Vídeo: Advogado é preso após matar cachorro com tiro na cabeça
Imagens mostram cachorro lutando para se salvar após fortes chuvas; assista

Acompanhe o BNews PET também no Instagram.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp