BNews Pet

Animais silvestres invadem áreas urbanas e Bahia ultrapassa marca de 400 resgates em 2021

Divulgação/Coppa
Animais silvestres têm sido encontrados com frequência em áreas urbanizadas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Coppa

Publicado em 29/12/2021, às 17h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) registrou 468 resgates de animais silvestres nos meses de janeiro a novembro na Bahia. Os especialistas alertam que tem se tornado cada vez mais frequente a presença desses animais em áreas urbanizadas.

A busca por locais com temperaturas quentes após dias chuvosos e a interferência humana na natureza são alguns dos fatores que contribuem para a visita inusitada, de acordo com a Coppa. Dados da unidade especializada apontam que, em Salvador, a Avenida Paralela e os bairros do Cabula e Brotas lideram o ranking de apreensão, além da cidade de Dias D’ávila, na Região Metropolitana.

O levantamento ainda aponta que as cobras jiboias aparecem em 40% dos casos. Outro visitante frequente é o jacaré. “Eles surgem em pistas, casas e até mesmo nas praias, geralmente lugares próximos a rios”, afirma o tenente PM Tiago Marcelino Portela Pinheiro Pereira da Coppa.

Leia Mais:

Animal silvestre é confundido com gato comum e criado dentro de casa
Maior felino do mundo divide opiniões nas redes sociais; veja vídeo
Menina brinca com cobra gigante e viraliza na internet; assista

O que fazer?

“Manter a calma é primeiro passo”, disse o militar. Ele explicou que os animais agem pelo instinto defensivo e geralmente só atacam quando se sentem ameaçados. Ao perceber a presença do bicho, as pessoas devem evitar tocá-lo. A área deve ser isolada até a chegada das equipes.

Ele explicou que para capturar primatas, felinos e serpentes utilizam diferentes tipos de equipamento como pinças e ganchos, a fim de resgatar o animal com integridade. "Após o resgate, colocamos eles numa caixa”, continuou. Depois de capturados são encaminhados para Centro de Triagem de Animais Silvestres.

A equipe especializada pode ser acionada pelos números (71) 3116-9151, 190 ou através do perfil instagram @coppa.pmba.oficial. Esses números também estão disponíveis para receber denúncias de crimes ambientais.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp