BNews Pet

Após divórcio, ex-marido é condenado a pagar auxílio a cinco cães e um gato

Divulgação
Ficou decidido o pagamento de 15% do salário mínimo para o ex-marido pagar de forma mensal  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/12/2021, às 12h39   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou um homem a pagar 15% do salário mínimo (R$ 55,00) por mês, a cinco cães e um gato. O pedido foi feito pela ex-mulher.

Animais de estimação são desprovidos de personalidade jurídica, não sendo cabível receber pensão alimentícia em decorrência do divórcio de seus tutores. No entanto, é plausível a fixação de auxílio financeiro aos pets adquiridos na constância do casamento celebrado sob o regime de comunhão parcial de bens. Com este entendimento, colegiado aprovou por unanimidade o pedido da mulher.

O magistrado, contudo, ponderou que nada impediria de as partes estabelecerem extrajudicialmente regras de natureza civil, fundada no direito das obrigações, incluindo deveres com a alimentação e cuidados veterinários dos cinco cães e do gato.

Leia também
Gato é resgatado após passar dois dias preso em cima de poste
Vídeo: Advogado é preso após matar cachorro com tiro na cabeça

O juiz determinou tão somente que os animais de estimação do ex-casal permaneçam sob os cuidados e responsabilidade exclusiva da mulher. Ela pleiteou a "guarda unilateral" dos cinco cães e do gato alegando ser a pessoa "mais adequada" para cuidar deles. O marido não se opôs, admitindo que sequer tinha tempo para ficar com os bichos.

De acordo com o desembargador Edson Luiz de Queiroz, relator da apelação, "restou incontroverso que o autor declarava os bichos como integrantes da família" e que eles foram adquiridos na constância do casamento. Deste modo, as partes assumiram a obrigação de cuidar dos pets, sendo cabível a responsabilidade financeira solidária.

Ainda segundo Edson Luiz, ficou decidido o pagamento de 15% do salário mínimo para o ex-marido pagar de forma mensal. A morte do último animal ficou estabelecida como o marco final da obrigação.

Leia Mais:
Amigos e rivais: cachorro e gato divertem internet em “confronto”
Cachorro independente compra própria comida e surpreende tutora; assista

Acompanhe o BNews PET também no Instagram.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp