BNews Pet

Aprenda a manter o bem-estar e a segurança do seu animal durante os passeios ao ar livre no verão

Freepik
Dependendo da situação, existem algumas precauções ao passear com o pet nesse período  |   Bnews - Divulgação Freepik
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 28/12/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a alta estação, nós humanos temos o costume de evitar sair nos horários em que o calor está mais intenso e preferimos ir para a rua quando 'o sol esfria'. Mas e os pets? Como se sentem ao sair debaixo de altas temperaturas?

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Ao BNEWS PET, o biólogo e mestre em Diversidade Animal, Esaú Franco, compartilhou detalhes sobre as precauções que os tutores devem tomar diante do calor nas ruas, parques e ambientes abertos.

Na entrevista, o especialista orientou quais são as formas de manter o pet mais confortável neste período. "É importante manter o animal hidratado, sendo assim, ofereça água limpa. Além disso, mantenha os animais em locais com sombra e evite sair em horário muito quente. Evitar exercícios excessivos é um outro cuidado. É importante destacar que o excesso de roupas no animal pode piorar seu bem-estar (exceto os sapatinhos que podem ser interessantes). Sempre lembrar que se deve procurar lugares frescos, independente do local que esteja", disse.

Ainda segundo o especialista, o melhor momento do dia para fazer passeio durante esse clima quente é no início da manhã e a partir do fim da tarde. Ele orientou que sempre é bom verificar a temperatura da superfície, que o animal terá acesso.

Em superfícies quentes, o biólogo sinalizou os riscos que o bicho pode enfrentar: insolação, queimaduras, problemas respiratórios, estresse e até excesso de parasitas compunham a lista. 

O especialista ainda garante que, caso o tutor planeje ensinar o pet a utilizar botinhas protetoras, é possível fazer com que o animal tenha esse hábito, porém tem que acostumá-lo desde o início da vida. Caso ocorra algum machucado de queimadura nas patinhas, Esaú indica que o pet deve ser levado ao veterinário. 

Para saber se seu pet está curtindo o ambiente, o tutor deve brincar com ele no local, isso vai mostrar que ele estará confortável. Além disso, observar a respiração do animal é fundamental, caso o animal não apresente comportamentos normais, é bom procurar um especialista.

Nesse verão mantenha seu animal hidratado e busque locais sombreados para ele descansar. Fique atento aos sintomas de um possível diagnóstico por causa do calor e cuide bem do seu bichinho. Anotou as dicas? Então curta esse verão com seu bichinho!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp