BNews Pet

Aracaju lança programa de proteção animal em situação de vulnerabilidade nas ruas; entenda

Josep Monter Martinez por Pixabay
Programa de proteção animal deve ter investimento de R$ 1,5 milhão ao ano  |   Bnews - Divulgação Josep Monter Martinez por Pixabay

Publicado em 30/11/2022, às 12h26   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) lançou o programa "Aju Animal" que consiste em proteger animais em situação de vulnerabilidade nas ruas ou em abrigos de Aracaju, capital de Sergipe. A iniciativa começa a funcionar nesta semana e é previsto que a prefeitura invista R$ 1,5 milhão ao ano.

O projeto é estruturado em quatro eixos: castração, saúde animal, abrigos temporários e apoio à adoção. O primeiro tem como objetivo garantir o controle populacional de felinos e caninos que estão em abrigos, em ambientes comunitários, com acumuladores e protetores. Já o segundo diz que a Prefeitura arcará com serviços de saúde para cães e gatos abrigados, comunitários e dos protetores, através de clínicas especializadas em saúde veterinária.

O 3° eixo procura garantir abrigos temporários para os cães e gatos. A ideia é assegurar que os pets fiquem nas casas de pessoas protetoras de animais enquanto estão em período de para destinação de adoção definitiva. O 4° visa apoiar à adoção, através de campanhas e ações.

A prefeitura firmou parceria com clínicas veterinárias e com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O vice-reitor da instituição, Rosalvo Ferreira Santos, assinou o convênio com a Prefeitura, que incluiu ainda a realização de pesquisa epidemiológica sobre os animais comunitários da capital.

"Optamos pelo convênio com a UFS e pelo chamamento de clínicas já existentes, pois assim ganharemos agilidade na execução do programa. Se fôssemos construir uma clínica municipal demandaria muitos recursos, tempo de obra, contratação de pessoal, o que retardaria o início do programa. Com os convênios, o programa começa a funcionar mais rapidamente e ainda fazemos um incremento na economia", disse o prefeito.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp